quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ubiratan Aguiar

O cearense Ubiratan Aguiar tomou posse, hoje, 10, como Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

Na pequena cidade do Cedro, localizada no Vale do Salgado, a 400 quilômetros de Fortaleza, nasceu, há 67 anos, um dos seus filhos mais ilustres, que agora chega ao importante cargo de presidente do TCU.

Lembro-me quando o ex-Deputado tomou posse como Ministro do TCU, em maio de 2001. Dois anos depois chegou à Vice-Presidência do Tribunal, exercendo também o cargo de Ministro-Corregedor.

Agora, ao chegar ao cargo máximo do TCU, ele quer investir em conhecimento, promovendo cursos à distancia para governantes municipais e estaduais. Segundo ele, esses cursos servirão para esclarecer prefeitos e governadores em relação aos processos de licitação, realização de concursos e sobre como prestar contas.

Dono de uma carreira extensa, Ubiratan Aguiar promete uma administração moderna, enérgica, inteligente e, acima de tudo, humana. À frente do TCU, terá a missão de avaliar os programas de Governo, acompanhar e fiscalizar as licitações, contratos e convênios, obras públicas, transferências constitucionais e legais, além da responsabilidade de conferir as contas de Governo da República e poderes para combater e punir os maus gestores.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Ubiratan iniciou a carreira como professor. Primeiro, ensinando língua portuguesa em uma escola da rede privada. Foi professor também na Academia de Polícia Civil do Ceará, onde ensinou Direito Constitucional. O novo presidente do TCU também é dono de carreira política, tendo sido eleito Vereador, Deputado Estadual e Deputado Federal.

Além de uma grande bagagem jurídica e política, Ubiratan tem a sensibilidade do poeta, autor de obra literária. Membro da Academia Fortalezense de Letras, Ubiratan é autor de livros como Idioma dos Pássaros (2003), Passageiros do Tempo (2005) e Versos e Vida (2007). O Ministro também já atuou como compositor musical, escrevendo parcerias ao lado de Goya e João Donato.

Primogênito do senhor Araken e de dona Maria Diniz, a dona Quinca, marido de dona Terezinha, pai de quatro filhas e avô de nove netos, Ubiratan enche de orgulho não apenas os seus, mas toda a família cearense.

Parabéns ao nobre Presidente do TCU, Ubiratan Aguiar. Êxito e sucesso eu tenho certeza de que serão uma constante em sua próspera administração.

Nenhum comentário: