sábado, 6 de outubro de 2007

Sebo do boi

O Brasil ganhou sua primeira usina brasileira movida a sebo bovino, a Bertin Biodiesel, inaugurada em agosto, na cidade de Lins, em São Paulo. A usina, que foi automatizada pela indústria Dedini e conta com o know-how da italiana De Smet Ballestra no processo de conversão do sebo em combustível, nasce de uma capacidade para processar 110 milhões de litros de biodiesel é o pinhão-manso (espécie não comestível), que está sendo pesquisada por cientistas brasileiros e alemães.

De acordo com técnicos da Embrapa, a planta possui alta produtividade de óleo, tem baixo custo de produção e é resistente ao clima das regiões semi-áridas do País, o que pode gerar emprego, inclusive nessas regiões. A indústria westfalia, que estuda a oleaginosa em seu laboratório na Alemanha, já disponibiliza a tecnologia de pré-tratamento às insdústrias brasileiras interessadas.

Frase dita

Convicções são cárceres.

Nietzsche

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Acabou a bateria do seu celular?


Esfregue-o na palma das mãos. Cientistas do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, desenvolveram um sistema que transforma o calor do corpo em energia, utilizando o mesmo princípio de um gerador termoéletrico (extrai energia liberada pelo movimento de moléculas em troca de calor entre uma superfície fria e outra quente), combinado a um circuito elétrico capaz de operar com apenas 200 milivolts.

A inovação, ainda sem nome, também poderá ser utilizada em aparelhos hospitalares, como monitores de ritmo cardíaco e pressão sangüínea. Apesar de ainda não ter sido negociada com nenhuma indústria, a tecnologia está pronta para aplicação. Seu custo de produção e de apenas US$ 15.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Vinte e sete de março


O relator do mandado de segurança ajuizado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, negou o pedido do partido de que sejam devolvidos à legenda os mandatos dos sete deputados envolvidos na questão.
O ministro é contra a infidelidade partidária e defendeu que os mandatos sejam devolvidos aos partidos, mas considera que só poderão perder os mandatos os deputados que trocaram de partido após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto, que ocorreu no dia 27 de março.
Ocorre que todos os sete que saímos do PSDB, fizemos isso antes do dia 27 de março.

Clóvis Beviláqua

Jurista, magistrado, jornalista, professor, historiador e crítico, cuja atuação é considerada até os dias atuais de grande relevo no cenário nacional.
Cearense de Viçosa do Ceará, nasceu em 4 de outubro de 1859.
Em 1882, na cidade do Recife (Pe), conclui seus estudos jurídicos, dando início à sua carreira de magistrado.
No ano de 1884, professor da Faculdade de Direito do Recife, dá início à série de obras jurídicas que o credenciaram perante o Brasil.
Em 1899, por solicitação do Presidente Epitácio Pessoa, volta-se para a elaboração do anteprojeto do Código Civil Brasileiro. A referida matéria passou a ser estudada e debatida no Congresso Nacional. Aos 10 de janeiro de 1916, após decorridos dezesseis anos de discussões, foi o seu anteprojeto transformado no Código Civil brasileiro.
Clóvis Beviláqua ofereceu larga contribuição no campo intelectual para a vida pública brasileira, especialmente para a construção e evolução do direito civil no País.
Pelo valor extraordinário do conjunto de sua obra e das suas realizações, Clóvis Beviláqua merece ser sempre lembrado com respeito e admiração por todos que participam de nossa vida política, científico–jurídica e cultural.

Canindé de São Francisco

São Francisco de Assis passou a ter outro nome no Ceará: São Francisco de Canindé. Em 4 de outubro, dia dedicado a ele, que devotou sua vida aos pobres, a cidade de Canindé, a 115 quilômetros de Fortaleza, recebe milhares de romeiros que vão homenagear São Francisco, o padroeiro da cidade. A devoção a São Francisco, conhecido como o santo dos pobres, é tamanha que o Vaticano concedeu à Igreja de São Francisco de Canindé o status de basílica, título dado apenas aos principais roteiros de peregrinação cristã do mundo.

Todos em Canindé se envolvem nos festejos de São Francisco, considerada uma das maiores festas franciscanas do mundo. Uma celebração de agradecimentos dos fiéis típica da cultura nordestina, muito forte em Canindé, são os ex-votos; objetos feitos em madeira com o formato de pés, pernas, mãos, etc, representando o pedido atendido pelo santo. Os ex-votos são deixados na paróquia pelos romeiros que pagam promessa. Outro modo característico de agradecimento se dá através das romarias. Os fiéis saem anualmente em caminhada de Fortaleza a Canindé num percurso que dura quase uma semana. Os grupos organizados de fiéis realizam as romarias com cânticos e orações todo o fim de tarde.

A cidade, que anualmente recebe milhares de romeiros, há dois anos ganhou uma estátua de São Francisco, inaugurada pelo então governador Lúcio Alcântara. Trata-se, segundo a Igreja Católica, da maior estátua sacra do mundo, com 30 metros e 25 centímetros. Na basílica de São Francisco, os romeiros são acolhidos pelo santo que é admirado em todo o mundo pela lição de vida e opção preferencial pelos pobres. Do alto do moinho, São Francisco abençoa toda a cidade impondo as mãos sobre os moradores e os romeiros que visitam o santuário.

A Basílica de São Francisco das Chagas, cartão postal da cidade, constitui o principal ponto do turismo religioso em Canindé. A construção da capela primitiva foi iniciada em 1775. No século de XIX, já elevado à condição de Igreja Matriz, o templo passou por grandes reformas. Em 1910, o frade capuchinho Frei Mathias de Ponterânica resolveu empreender a construção do templo atual, encarregando essa tarefa ao arquiteto italiano Antonio Mazzini. Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor italiano George Kau. Em 1923, o papa Pio XI eleva o santuário de Canindé à condição de Basílica.

Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período de 25 de setembro a 3 de outubro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante encontra o Museu e o Zoológico de Canindé. Ao lado da Basílica está a Casa dos Milagres, onde os romeiros depositam ex-votos, fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas.

Na Praça Frei Aurélio fica o Convento de Santo Antônio, notável construção que data do século XIX. Existe também em Canindé, o Mosteiro das Clarissas, para abrigar as Irmãs de São Francisco. Com início na Igreja de Nossa Senhora das Dores e término na ermida do Monte (Igreja de Cristo Rei), a Via Sacra é um dos pontos mais visitados pelos romeiros, que chegam mesmo a conduzir pedras na cabeça de uma estação à outra, para cumprimento de alguma promessa.

Mas nem só de fé vive Canindé, cujo nome vem de uma tribo que habitou a região e era liderada pelo cacique Canindé. Etimologicamente, a cidade tem três versões para seu nome: “teu seio”, “tua cama” e “teu mato”. Além dos monumentos religiosos, a cidade dispõe de logradouros agradáveis, inclusive balneários, em torno do Açude São Matheus, com restaurantes e outros locais adequados para o lazer.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Turismo


A Caixa Econômica Federal (CEF) destinou, até julho de 2007, R$ 543 milhões em empréstimos ao setor de turismo.

O volume é 17% superior aos sete primeiros meses de 2006.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

São Francisco de Assis...


... passou a ter outro nome no Ceará: SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ.

A cidade de Canindé, a 115 quilômetros de Fortaleza, de 24 de setembro a 4 de outubro, recebe milhares de romeiros que vão homenagear São Francisco, o padroeiro maior.

Todos em Canindé se envolvem nos festejos de São Francisco. Neste ano de 2007, a festa é especial. Estão sendo comemorados os 350 anos da atuação franciscana da província de Santo Antônio do Brasil e os 190 anos de fundação da paróquia de Canindé.

A fé constitui o motor da cidade de Canindé, cujo nome vem de uma tribo que habitou a região e era liderada pelo cacique Canindé. Etimologicamente, a cidade tem três versões para seu nome: teu seio, tua cama, teu mato.

Este é o nosso Canindé de São Francisco de Assis!

Uma boa iniciativa


Nesta quinta-feira (4), será lançado, em Brasília, o Mais Cultura, novo programa da agenda social do Governo Federal.

Ousado e inovador, o Programa assegura, amplia e aprofunda a política pública para a área defendida e praticada pelo Ministério da Cultura, nos últimos cinco anos, em suas três linhas de ação: Cultura e Cidadania, que aborda a cidadania, as identidades e a diversidade; Cidade Cultural, que visa a qualificação do ambiente social e o direito à cidade; e Cultura e Renda, que focaliza a ocupação, a renda e o financiamento da Cultura.

A prioridade do Programa Mais Cultura é concentrar as atividades em locais com problemas sociais, em especial nas áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e ampliar a oferta de oportunidades às populações que normalmente não têm acesso a bens e serviços culturais.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Inovação


De 2003 a 2005, apenas um terço das indústrias brasileiras investiu em inovação tecnológica, segundo o IBGE . As indústrias que empregam mais de 500 funcionários foram as que mais afirmaram ter inovado no período (79%).

Os gastos com a inovação também cresceram. O setor que mais investiu foi o de equipamentos de transporte, que inclui a indústria aeronáutica. Em 2005, o custo com inovação das empresas desse setor representou 6% do total da receita e o da automobilísticas, 5,6%. A pesquisa revelou que o estado que mais concentra empresas inovadoras é São Paulo, com 35,6%, e que essas são responsáveis por mais da metade do total de gastos com inovação (55,6%) no País.

domingo, 30 de setembro de 2007

Trabalho infantil


Resultado de um processo que contou com a participação e da colaboração de jornalistas e especialistas no tema trabalho infantil, as publicações "Piores formas de Trabalho Infantil - Um guia para jornalista" e "Boas práticas em comunicação: um guia para fontes de informação, " foram realizadas pela Andi - Agência de Notícias dos Direitos da Infância em parceria com a OIT - Organização Internacional do Trabalho - no âmbito do Programa da Ação pela Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil.

O principal objetivo do trabalho é facilitar a cobertura jornalística sobre o tema, promover o acesso de jornalistas a fontes de informação e identificar áreas de atuação de diversas instituições que trabalham no combate ao trabalho precoce.
As publicações estão disponíveis em versão eletrônica no site da OIT Brasil e Portal do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.