terça-feira, 30 de outubro de 2007

Ipueiras


Lugar raso onde se acumula água. Esse é o significado de Ipueiras, nome de um querido município do nosso Ceará. No último dia 25 de outubro, Ipueiras comemorou 124 anos de emancipação política, e faço aqui a minha homenagem a essa terra querida.

Ipueiras de ricas histórias, mãe de filhos ilustres...como o poeta Gerardo Mello Mourão, o ipueirense que se tornou um dos mais respeitados escritores brasileiros no exterior. Seus livros “A Invenção do Mar” e “O país dos Mourões" foram uma pequena representação de seu legado literário, que conferiu representação mundial a sua terra natal. Fico apenas nele, mas existem tantos outros cantores, pintores, escritores...

Abençoados por Jesus de braços abertos, uma réplica do Cristo Redentor, os moradores da região orgulham-se – e com razão – de suas igrejas, entre elas a bela Nossa Senhora da Conceição e a Matriz de São Gonçalo, uma das mais antigas do Ceará. Cidade de povo religioso, destaca-se na arquitetura de Ipueiras o Arco de Nossa Senhora de Fátima, construído em homenagem à visita da imagem peregrina ao Brasil.


A Estação Ferroviária, antes bem movimentada – geradora de riquezas para o Município, agora figura imponente, registrando a história da cidade e de seus moradores.

A todos os ipueirenses, os meus sinceros parabéns!

Um comentário:

Dalinha Catunda disse...

Leo,
Ipueiras realmente é um canto especial. Merece todas as homenagens que lhe dedicam. Fico feliz em vê-la homenageada por um não ipueirenses, porque nós, filhos da terra babamos mesmo.
Ipueiras é uma cidade hospitaleira,muito bonita, clima agradável, numa mesma cidade você tem serra e sertão, e realmente encanta os que por lá passam.
Valeu pela homenagem.
Dalinha Catunda