segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

CPI

A Câmara dos Deputados (CD) autorizou, nesta segunda-feira, 8, a criação de três comissões parlamentares de inquérito (CPIs).

A primeira para investigar a dívida pública; uma segunda para apurar o desaparecimento de crianças e adolescentes; e a terceira, para tratar da violência urbana.

Agora as CPIs aguardam a indicação dos integrantes, pelos líderes partidários, para serem instaladas.

A CPI dos Desaparecimentos pretende investigar as causas, conseqüências e responsáveis pelos desaparecimentos de crianças e adolescentes no Brasil, no período de 2005 a 2007. Estatísticas apontam o desaparecimento de mais de 50.000 crianças e adolescentes, todos os anos, no Brasil. O tráfico de órgãos é outro tema que tem alarmado a população.

Com a CPI da Dívida Pública, enfatiza-se que é necessário investigar o pagamento dos juros da dívida e os beneficiários dos pagamentos da União, estados e municípios, além do impacto nas políticas sociais e no desenvolvimento sustentável do País. De janeiro de 2003 até agora, o Brasil destinou mais de R$ 851 bilhões somente para o pagamento de juros nominais da dívida pública (interna e externa).

Em se tratando de violência urbana, sabemos que este mal afeta de forma incisiva as decisões de investimento no País. A violência é fator competitivo no mercado internacional e, contrariando nossas necessidades, exporta empregos. O setor de turismo tem sido um dos mais prejudicados com a violência urbana.

Nenhum comentário: