sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Defendendo o meio ambiente


Uma boa alternativa para preservar o meio ambiente foi apresentada na Câmara dos Deputados. O uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis (OBPs), para acondicionamento de produtos e mercadorias, poderá tornar-se obrigatório para todos os estabelecimentos comerciais do País. É o que determina o Projeto de Lei 612/07, apresentado pelo deputado Flávio Bezerra (PMDB-CE).

A sacola OBP tem a característica de degradar-se naturalmente, primeiro pela oxidação gerada por luz e calor, e depois pela ação dos micro-organismos. Seus resíduos finais não são eco-tóxicos.

O autor explica que o objetivo do projeto é promover a substituição de todas as sacolas plásticas convencionais, que não são recicláveis e poluem o meio ambiente. Flávio Bezerra enfatiza que a produção de plástico foi aumentada em cerca de 20 vezes nos últimos 50 anos, e nada menos de 90% de todo esse material acaba inutilizado como lixo.

A sacola convencional pode demorar até 400 anos para decompor-se, enquanto a biodegradável desaparece em 18 meses; assim, essa substituição é de suma importância, uma vez que os plásticos convencionais contaminam os mares, os rios, os animais, provocando desequilíbrio ambiental, agravando as enchentes e o efeito-estufa.

Em 2004, foram produzidas no Brasil mais de 2,1 milhões de toneladas de resíduos plásticos, das quais apenas 360 mil recicladas.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Balanço 2007

A Câmara dos Deputados aprovou em 2007 quase 400 proposições. Em 193 sessões deliberativas, foram aprovadas 61 medidas provisórias, 25 projetos de lei, 3 propostas de emenda à Constituição (PECs), 3 projetos de lei complementar, 49 projetos de decreto legislativo e 1 projeto de resolução, totalizando 142 proposições. Além do Plenário, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou cerca de 250 projetos de lei em caráter conclusivo.

As medidas provisórias e os projetos de lei relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e à segurança pública estão entre os destaques aprovados ao longo do ano.

Entre as propostas de emenda à Constituição figura a PEC 272/00, do Senado, transformada na Emenda 54/07. Ela permite o registro de filhos de pai brasileiro ou mãe brasileira em repartição consular no exterior para receber a nacionalidade.

Antes da emenda, a Constituição previa a necessidade de a pessoa morar no Brasil para optar pela nacionalidade, o que acaba não ocorrendo em muitos casos de filhos de residentes no exterior. A mudança deve beneficiar mais de 200 mil crianças que vivem fora do País desde 1994 nessa situação. O projeto é de autoria de Lúcio Alcântara, então Senador.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Auto de Natal


...A partir do nascimento de Jesus, a humanidade enriqueceu-se de exemplos santos, de pensamentos elevados e rica simbologia.

A Santíssima Trindade, os três Reis Magos, a triplicidade humana, corpo, alma e espírito.

Maria, a mãe de Deus, harmonia do amor divino, doação sem interesse.

Ouro, imagem da luz, dos bens espirituais, a eternidade.

Natal, semente de amor que irradia PAZ, COMPREENSÃO e FRATERNIDADE entre os homens.

Agora o Natal está em mim.

O Natal também está em mim, em todos nós.

Jesus nasceu! O Natal está em todos nós.

(trecho do livro Autos de Natal em Família, escrito por minha mãe, Beatriz Alcântara)