quinta-feira, 21 de junho de 2007

O direito de informar e ser informado


E o tema comunicação está mesmo na ordem do dia. Também hoje começou, na Câmara dos Deputados, o "Encontro Nacional de Comunicação - na luta por Democracia e Direitos Humanos". O encontro, que reuniu grandes nomes da comunicação comercial e não comercial da radiodifusão brasileira, objetiva mobilizar toda a sociedade na luta pela regulamentação da comunicação social do Brasil.


Concordo com o deputado Luiz Couto quando declarou que o direito à comunicação - entendido como direito do cidadão de informar e ser informado - é condição para o exercício dos demais direitos.


Parabenizo os parlamentares das comissões de Ciência e Tecnolgoia, Comunicação e Informática, e de Direitos Humanos e Minorias pela iniciativa de promover um evento tão importante para a consolidação de nossa democracia.


O evento continua nesta sexta-feira (22), no auditório Nereu Ramos, com a realização de duas plenárias: "Desafios para a Comunicação no Brasil" e "Construíndo a Conferência Nacional de Comunicação". Para quem tiver oportunidade, vale a pena acompanhar este debate.

Por uma cultura de paz

Acontece nesta quinta (21), em Fortaleza, o seminário "Comunicação & Boas Notícias", que discutirá o papel dos veículos de comunicação na disseminação de uma cultura de paz e de uma agenda de discussões mais positiva junto à sociedade.

Nomes conhecidos da comunicação nacional como o conferencista e diretor do Master em Jornalismo, Carlos Alberto Di Franco; a jornalista Diléa Frate, produtora do programa do Jô, da TV Globo; o antropólogo, psicólogo e vice-reitor da Universidade da Paz – UniPaz, Roberto Crema; e o cartunista Chico Caruso, entre outros, estarão presentes ao evento.

O encontro será realizado no Centro de Convenções Edson Queiroz, a partir das 18 horas e a entrada será um quilo de alimento não-perecível.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Camocim no PAC


A inclusão do município de Camocim no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo de infra-estrutura urbana e turística, é de grande importância para a região Norte do Ceará. O local já é dotado de belezas naturais únicas e que, por si só já justificariam tal decisão.

Esta iniciativa que tomamos objetiva reduzir as deficiências sócio-econômicas, por meio de um amplo conjunto de investimentos. Tudo voltado para a melhoria social e urbana de Camocim.

O município, que tem uma população de cerca de 58 mil habitantes, é uma das principais cidades turísticas do Ceará. Mas sua economia ainda é pouco expressiva – baseia-se na pesca. Por conseqüência, recursos necessários para dirimir as carências existentes, como déficit habitacional, infra-estrutura básica e turística e o desemprego mostram-se insuficientes.

Acredito que o presidente Lula se mostrará sensibilizado com nossa solicitação e garantirá uma melhor qualidade de vida aos camocinenses.

terça-feira, 19 de junho de 2007

A boa nota cearense

Está de parabéns a estudante universitária Érica Siqueira Furtado, que cursa o último semestre de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC).

A citada aluna cearense obteve a melhor nota do País no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O jornal O Povo publicou hoje uma boa matéria com Érica (Aluna da UFC é a melhor do Brasil).

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Um CAPS para Forquilha

Atendendo a uma demanda da população de Forquilha, solicitei ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para agilizar o processo de implantação do de um Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) no município.

O CAPS é um equipamento voltado para a manutenção da saúde mental das pessoas, com a finalidade de evitar seu confinamento ao manicômio, o que garante um atendimento mais humanizado. O trabalho do CAPS é realizado por uma equipe multiprofissional.