sábado, 22 de março de 2008

Água

A água potável é um recurso limitado e absolutamente indispensável para a manutenção da vida humana na terra.

No que se refere à abundância deste recurso natural, o Brasil é uma País privilegiado. Temos o maior rio do mundo, tanto em volume de água quanto em comprimento, o Amazonas.

Somos, também, o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o sistema aqüífero Guarani. Aqui se encontram 11,6% de toda a água doce do planeta.

Toda esta abundância de água, no entanto, é mal distribuída e mal aproveitada. Lamentavelmente, ainda não estamos devidamente conscientizados a respeito do valor inestimável deste bem natural. Infelizmente, ainda praticamos uma condenável cultura do desperdício.

É um verdadeiro absurdo que continuemos a sujar de maneira tão ampla e avassaladora este valioso bem natural, com o qual fomos tão generosamente contemplados pela natureza.

Ao defender uma política sólida pela preservação da água no mundo, acredito estar investindo no processo necessário para se evitar uma tragédia de proporções apocalípticas, a deflagração de uma guerra planetária pela posse dos mananciais de água potável na Terra.

Deus

Quando a água desaparecer,
que será do homem,
que será das coisas,
dos verdes e dos bichos?
Que será de Deus?

Mário Quintana

Homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje, 22 de março.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Paternidade responsável

Escolhe, pois, a vida!

Com essa preciosa frase do Antigo Testamento - Deuteronômio, capítulo 30, versículo 19 – a CNBB lançou, na Quarta-Feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade deste ano. A Igreja fez essa escolha com o intuito de reforçar a promoção da vida. Se a vida é um dom de Deus, cabe ao homem preservá-la em toda sua dimensão. Isso inclui o respeito ao idoso, aos excluídos, aos pobres, aos não-nascidos.

Entre os objetivos da campanha está o de fortalecer a família como espaço primeiro da defesa da vida, através da maternidade e da paternidade responsáveis. E não há exemplo maior de responsabilidade do que o dado pela Sagrada Família, modelo de vida familiar.

Neste 19 de março, homenageamos o chefe da Sagrada Família, São José, humilde carpinteiro da Galiléia e padroeiro do nosso Ceará. Ao enviar seu Filho ao mundo, Deus quis que Jesus se inserisse na comunidade humana de forma natural. Como todos nós, Jesus teve uma pátria, uma cidade, uma família. Uma mãe que o trouxe em seu seio, envolveu-o em panos, acariciou-o em seu colo. Um pai que o protegeu com toda a solicitude, trabalhou para sustentá-lo com o pão de cada dia. Deus confiou a José da Galiléia as vidas de Maria e Jesus.

José deu a Jesus tudo o que um pai podia dar a um filho, principalmente o seu exemplo. Ele passou no mundo dentro do silêncio de Deus, exemplificando a humildade, a dedicação ao trabalho e o amor à família. Estendo minha homenagem hoje a José da Galiléia a todos os pais.

terça-feira, 18 de março de 2008

A Páscoa

É uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito, durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a passagem de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Mais Vagas

O mercado formal brasileiro registrou, em fevereiro último, a abertura de 204.963 postos de trabalho, sendo este o saldo entre admissões e demissões de acordo com cálculos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

O resultado foi o melhor da série histórica iniciada em 1992. No ano passado, o saldo de empregos foi positivo em 148.019. O cálculo, de acordo com o bimestre, também registrou recorde histórico. Os dois primeiros meses do ano tiveram a geração de 348.884 novos postos.

O setor de serviços foi o destaque, com saldo de 74.441 vagas, influenciado, principalmente, pela oferta de vagas no ensino. Em seguida, estão indústria de transformação (46.812), construção civil (27.574) e setor agrícola (25.239).

O número de contratações é uma demonstração de que a indústria brasileira está investindo para acompanhar o aumento da demanda interna, com isso descartando o risco de inflação.

Banco Central

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJC), da Câmara dos Deputados, aprovou hoje o Projeto de Lei Complementar 63/03, da Comissão de Legislação Participativa, que obriga o Banco Central(BC) a prestar contas de suas metas e atividades ao Poder Legislativo.

A proposta foi elaborada a partir de sugestão feita pela Associação de Classe dos Consumidores Brasileiros (Acobrás). A proposta segue agora para o Plenário.

De acordo com o Projeto, o BC encaminhará à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal, na primeira quinzena de dezembro, o plano de metas e prioridades das políticas monetária e cambial para o exercício seguinte. Em abril, julho e outubro, será enviado o relatório de acompanhamento e avaliação de desempenho na execução dessas políticas relativo a cada trimestre. Na primeira quinzena de fevereiro, o BC enviará o relatório final sobre a execução das políticas do ano anterior.

Pela proposta aprovada, o Presidente do Banco Central também deverá comparecer às comissões de Finanças e Tributação da Câmara e de Assuntos Econômicos do Senado, em maio, agosto e novembro, para esclarecer os relatórios trimestrais.

O Presidente do BC, de acordo com o Projeto, também deverá participar de uma audiência pública no Congresso Nacional(CN), no início de cada ano legislativo, para falar sobre a condução das políticas do ano anterior e debater o plano de metas e prioridades do ano em curso.

Cooperação

Estiveram hoje, 18, em visita à Câmara dos Deputados, parlamentares e diplomatas da Suécia, onde foi proposta a inclusão de outros países em um evento sobre meio ambiente e energias alternativas, em negociação com os Estados Unidos.

O Presidente da Casa, Deputado Arlindo Chinaglia(PT-SP), esteve reunido com o Presidente do Parlamento da Suécia, Per Westerberg, que está no Brasil para intensificar a cooperação entre os dois países, principalmente nas áreas de energia e meio ambiente.

A defesa do meio ambiente é ponto de interesse comum nas relações entre Brasil e da Suécia. Cite-se como exemplo, projetos para o desenvolvimento de alternativas energéticas, como o etanol.

Outras duas áreas onde os dois países podem atuar conjuntamente, são a promoção da paz e a reformulação da Organização das Nações Unidas(ONU).

Carro Usado

Aprovada hoje, 18, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJC), da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5288/01, que estabelece regras para os anúncios publicados pela imprensa sobre a compra e venda de carros usados.

A proposta, nos termos do substitutivo aprovado, determina que o anúncio informe o número do chassi, ano de fabricação, modelo, placa e preço do veículo.

Em caso de desrespeito às exigências, o texto aprovado prevê multa de 1 mil a 10 mil Ufirs por anúncio, valor que será cobrado em dobro em caso de reincidência.

A proposta agora será encaminhada ao Senado Federal, caso não haja recursos para sua análise pelo Plenário.

Defesa Civil

Foi aprovado hoje, 18, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania(CCJC), da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2374/03, que torna obrigatório o envio de uma série de informações aos órgãos de defesa civil, para que possam agir mais rapidamente em caso de desastre. Agora, a proposta segue para o Senado Federal.

O Projeto obriga órgãos públicos e empresas privadas a informar previamente os órgãos de defesa civil sobre quaisquer atos por eles praticados, em seus empreendimentos, que possam levar à necessidade de ações preventivas, de socorro, assistenciais ou recuperativas na área de defesa civil.

O Projeto também torna obrigatória a comunicação imediata das situações anormais decorrentes de empreendimentos ou atividades que possam causar danos pessoais, materiais ou ambientais à comunidade.

Conforme o Projeto, a Defesa Civil poderá solicitar informações técnicas sobre procedimentos, instalações e equipamentos que possam ocasionar danos. Se as informações prestadas forem insuficientes, o órgão poderá fazer vistorias e medições para obter os dados necessários ao planejamento das ações de defesa civil.

As usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares; os diques e barragens destinados à regularização de cursos d'água; os depósitos de munições e explosivos; e as refinarias, destilarias e distribuidoras de combustíveis, além de prestarem informações à defesa civil, ficam obrigados a promover as medidas necessárias à segurança de suas instalações.

Madeira

O Greenpeace impediu nesta segunda-feira, 17, que um navio carregado de madeira brasileira, de origem ilegal, descarregasse na França. O navio Galina III se dirigia ao Porto de Caen quando ativistas da Alemanha, Inglaterra, Itália e Chile entraram a bordo. A ONG ambientalista divulgou relatório em que afirma que 80% da madeira produzida na região amazônica são ilegais.

A exploração ilegal de madeira abre as portas para que a Floresta Amazônica seja destruída, acelerando as mudanças climáticas e pondo em risco a biodiversidade e o modo de vida de milhares de comunidades tradicionais.

Marcelo Marquesini, engenheiro florestal, um dos ativistas do Greenpeace, disse que interceptaram o desembarque da madeira. Segundo ele, a União Européia não tem um sistema de controle da madeira que importa da Amazônia.

Em relatório divulgado hoje, 18, no Brasil, o Greenpeace aponta o bloco europeu como financiador da exploração ilegal da floresta.

Segundo o relatório, 36% da madeira amazônica são destinados à exportação e 47% desse total vão para os 27 países da UE.

Atualmente, a UE aplica medidas voluntárias de controle de origem da madeira que chega ao Continente. Em troca da certificação, o bloco destina investimentos para a melhoria da administração dos setores florestais de países como Indonésia e Malásia, que ratificaram a parceria.

Na avaliação do Greenpeace, além da falta de controle europeu obrigatório, problemas do lado brasileiro, como falhas na fiscalização, impunidade, corrupção e falta de investimento são os principais gargalos do combate à exploração ilegal para exportação.

Parte da madeira, originária de Santarém (PA), foi desembarcada em Portugal e na Espanha. De acordo com o Greenpeace, por causa do protesto, as autoridades francesas recomendaram que o navio não se aproximasse do Porto. A tripulação tentava seguir para a Holanda.

Os ambientalistas argumentam que a madeira brasileira, apesar de ser exportada como produto legalizado, tem origem irregular e passa por um processo de esquentamento entre a retirada da floresta e a chegada aos portos para exportação.

Só na Terra!

Na contramão da idéia popularizada por importantes cientistas, de que a existência de formas de vida em outros planetas é provável, o especialista alemão em astrobiologia, ciência que estuda a chance de haver vida no espaço, Wolfgang Kundt, acredita que estamos sós, ao menos nesta galáxia.

Kundt, que faz uma palestra sobre o tema, nesta terça-feira à tarde, 18, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(CBPF), no Rio de Janeiro, defende a idéia de que o surgimento da vida na Terra constitui um fato raríssimo, e, possivelmente único, propiciado por condições encontradas exclusivamente no planeta.

Temos uma compreensão crescente da estrutura da vida na Terra e das condições que propiciaram seu surgimento. Quanto mais exploramos esses temas, parece cada vez mais difícil que haja vida em outros planetas ou luas. Nos vizinhos certamente não. Até agora não vimos um que tenha uma temperatura controlada como a da Terra. E temosisso há bilhões de anos, o que é necessário para o surgimento da vida, falou Wolfgang Kundt, que é Diretor da Escola Erice de Física Nuclear, na Itália.

Selvagens

O maior estudo sobre a genética dos gatos domésticos trouxe surpresas, como mostra matéria publicada no jornal O Globo, edição de 18/03/2008.

Nem sempre o nome é um bom indicador da origem das raças. O persa, por exemplo. Diferentemente do que o nome diz, a raça, a mais antiga de que se tem registro, não é originária da antiga Pérsia, atual Irã. Sua origem remonta à Europa Ocidental.

O bobtail japonês não veio do Japão. Também seria europeu. A despeito disso, os autores do estudo, publicado na revista Genomics, disseram que as diferenças entre as raças são ínfimas e se baseiam em mudanças num só gene.

A pesquisa reforçou a teoria de que todos os gatos domésticos descendem de felinos selvagens, originários da Turquia. Eles teriam sido domesticados há cerca de 10 mil anos.

O grupo de estudo, integrado por universidades e centros de pesquisa dos Estados Unidos, analisou 22 raças.

Robô esp(e)acial

Os dois astronautas ficaram no espaço aberto por mais de seis horas e meia e cumpriram todas as tarefas que tinham a fazer, concluiu um porta-voz da Nasa, citado pela Agência russa.

A principal missão de Linnehan e Behnken era colocar a ponto de funcionamento o sistema robótico canadense Dextre, que está sendo considerado o maior robô espacial já instalado em missões orbitais.

Os dois astronautas do ônibus Endeavour deixaram, na segunda-feira, 17, a Estação Espacial Internacional, para levar ferramentas e câmeras para as futuras atividades do recém-instalado robô de manutenção externa, o Dextre, reunindo o veterano Richard Linnehan e o novato Robert Behnken.

A dupla saiu da Estação por volta de 20h (horário de Brasília). Além de instalar um cinto de ferramentas e outros acessórios no robô canadense, os astronautas instalaram um experimento científico no exterior do laboratório europeu Columbus, e juntaram algumas peças de reposição para a futura manutenção da estrutura da Estação.

O Canadá forneceu o robô, de 209 milhões de dólares, para reduzir o tempo que os astronautas precisam se arriscar no espaço aberto. Com seus braços de 3,4 metros, e mãos em forma de garras, o Dextre dá destreza e nove metros de alcance adicional ao guindaste robótico da Estação Espacial Internacional.

Os astronautas Rick Linnehan e Mike Foreman finalizaram, no domingo, 16, a segunda caminhada da missão STS-123, do transportador Endeavour. Durante a caminhada, foi encerrada a instalação do sistema robótico canadense Dextre.

Na sexta-feira, 14, os astronautas usaram um braço robótico para instalar a primeira peça do laboratório japonês Kibo na Estação Espacial Internacional. Quando estiver pronto, o Kibo (esperança) deve ter o tamanho de um ônibus de dois andares e será o maior laboratório da estação. Ele passou 20 anos sendo construído, a um custo de US$ 2,4 bilhões.

O Endeavour, que partiu da Flórida, deve voltar à Terra no próximo dia 26, dois dias depois de deixar a Estação Espacial.

A Nasa pretende concluir as obras da Estação Espacial até 2010, quando aposenta seus ônibus espaciais. Até agora, cerca de 60% do complexo orbital está pronto.

Equador e Colômbia

Chanceleres e embaixadores reunidos na Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram, na madrugada desta terça-feira, 18, a uma resolução para superar a crise diplomática entre Equador e Colômbia, que reforça os princípios definidos pelos presidentes destes dois países no Grupo do Rio.

A resolução, que rejeita o bombardeio da Colômbia em um acampamento das Farc em território equatoriano, foi aclamada e aplaudida pelos diplomatas latino-americanos, mas encontrou reservas por parte dos Estados Unidos, que disse que a Colômbia atuou em legítima defesa no ataque de 1º de março passado.

A resolução rejeita a incursão das forças militares em território equatoriano, por considerar que constitui uma clara violação dos artigos 19 e 21 da Carta da OEA, e reitera o firme compromisso de todos os Estados-membros de combater as ameaças da segurança. Os Estados Unidos apoiaram a resolução, mas informaram que não apóiam o artigo quarto, referente à rejeição da incursão colombiana, porque considera que a Colômbia tem o direito de atuar em legítima defesa.

O documento avalia a Declaração dos presidentes do Grupo do Rio sobre a crise, e destaca sua contribuição à distensão da situação e à aproximação entre as partes, com base no princípio do direito internacional. O texto também reitera a plena vigência dos princípios do direito internacional de respeito à soberania, abstenção do uso ou ameaça do uso da força e não ingerência nos assuntos de outros estados, que consta no artigo 19 da Carta da OEA. Além disso, destaca a plena vigência do princípio de soberania territorial e rejeita a incursão de forças militares da Colômbia em território do Equador.

Os chanceleres registraram o pedido de desculpas da Colômbia e o compromisso de que o incidente não se repetirá em qualquer circunstância.

A resolução instrui o Secretário-Geral a exercer seu bom trabalho para a implementação de um mecanismo de observação do cumprimento desta resolução e o restabelecimento de um clima de confiança entre as duas nações. O texto também leva em conta o relatório entregue pela comissão liderada pelo titular da OEA, José Miguel Insulza, que visitou a zona, e decide manter aberta a reunião de consulta até a próxima assembléia da OEA, que será realizada em Medellín, na Colômbia, em junho vindouro.

Tibete

O Dalai Lama disse nesta terça-feira,18, que vai renunciar à liderança do Governo tibetano no exílio, se a violência ficar fora de controle no Tibete. Horas antes, ele foi acusado pelo Primeiro-Ministro da China, Wen Jiabao, de orquestrar as manifestações em que dezenas de pessoas teriam morrido.

O Premier disse que os seguidores do líder espiritual budista estão tentando incitar a sabotagem aos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam em menos de cinco meses. O Governo tibetano no exílio afirmou que o com a morte de mais 19 manifestantes, o número de mortos durante os protestos por democracia no Tibete, iniciados no último dia 10, já chega a 99.

Se a situação fugir do controle, então, minha única opção é a renúncia, disse o Dalai Lama, em entrevista coletiva na cidade de Dharamsala, no norte da Ìndia, onde vive exilado.

O líder, que diz defender a autonomia do Tibete dentro da China, mas não a independência, pediu calma aos tibetanos. Segundo seu porta-voz, Tenzin Takhla, o Dalai Lama se referia a seu papel político. O porta-voz disse que se os tibetanos escolherem o caminho da violência, ele terá que renunciar porque ele é completamente comprometido com a não-violência. Ele renunciaria como líder político e chefe de Estado, mas não como Dalai Lama. Ele será sempre o Dalai Lama, disse Takhla.

Horas antes, o premier da China chamou o Dalai Lama e seus seguidores de hipócritas por, supostamente, defenderem o diálogo pacífico e ao mesmo tempo estimular atos violentos. Wen Jiabao acusou o líder espiritual tibetano de ter organizado os protestos em Lhasa, capital do Tibete.

Em discurso na manhã desta terça-feira, durante o encerramento anual do Congresso Popular da China, o premier também taxou de mentira a acusação do Dalai Lama, de que o Exército chinês estaria realizando um genocídio cultural.

Na única entrevista coletiva que concede no ano, o Primeiro-Ministro usou um tom mais severo do que o habitual, ao assegurar que a região do Tibete, desde sua pacífica libertação (em 1950), e, especialmente desde as reformas econômicas, avançou e se desenvolveu.

O Premier destacou que a China continuará apoiando o desenvolvimento e o progresso do Tibete, e a melhora das pessoas de todas as etnias, assegurando que nada ofuscará a posição chinesa.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Embraer

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) fechou 2007 com um backlog firme de US$ 18,8 bilhões. Esta carteira de pedidos supera em 27% os US$ 14,8 bilhões de encomendas do ano anterior.

Isso significa estabilidade, planejamento e solidez a médio e longo prazos, afirma Frederico Fleury Curado, Presidente da Empresa.

A receita líquida da companhia cresceu 16,1% e saltou para R$ 9,98 bilhões no ano passado. Para Curado, o desempenho da empresa no ano passado representou uma reversão na tendência de queda que vinha sendo observada nos últimos anos.

Os dados do balanço mostraram também que a Empresa encerrou o ano com o caixa líquido de R$ 1,31 bilhão e lucro líquido, apurado após os impostos, de R$ 657 milhões. O fortalecimento do caixa foi obtido com a transferência para o mercado de uma série de contas a receber, o que garantiu a manutenção da condição de investimento grande conferido pela Moody's e pela Standard & Poors.

A expansão dos negócios da Embraer será suportada por investimentos que somarão US$ 1 bilhão nos próximos dois anos. A companhia decidiu estruturar uma nova área de serviços aeronáuticos, para trazer receita da venda de peças e serviços de manutenção e treinamento, área onde atuava de forma tímida.

A joint venture firmada com a canadense CAE, que resultou na criação da Embraer CAE Training Services, LLC será um elemento importante para preparação de pilotos e mecânicos dos modelos Phenom 100 e 300.

Infraero

A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária(Infraero) registrou em 2007 lucro líquido de R$ 261,2 milhões, o que representou um aumento de 53% a cima do registrado em 2006, que foi de R$ 170,7 milhões.

Este aumento é devido principalmente a redução das provisões com créditos duvidosos. A provisão caiu de R$ 278,6 milhões em 2006 para R$ 171, 2 milhões no ano passado, são valores devidos pelas empresas que já pararam de voar como Transbrasil, Varig (antiga empresa) e Vasp.

No entanto, ao serem incluídos os investimentos para a União, a estatal registrou um prejuízo de R$ 76,3, milhões.

No ano passado, devido a problemas na licitação de algumas obras, a Infraero aplicou apenas a metade do investimento previsto. De um montante de R$ 1,285 bilhão, foram investidos apenas R$ 573,1 milhões.

A principal receita da Infraero é com a tarifa de embarque paga pelos passageiros, que gerou receita de R$ 643,8 milhões.