quinta-feira, 26 de julho de 2007

Investir em educação é primordial

Ampliar as linhas de crédito por parte das instituições financeiras, agilizar as análises dos pedidos de marcas e patentes e dar mais apoio às pequenas empresas.

Esses são os principais ingredientes para conseguir duplicar os investimentos em inovação, objetivo comum das indústrias. A meta de todos é uma só: em 2010, os investimentos devem representar uma participação de 2% do PIB.

Para alcançar essa meta, o governo federal precisa fortalecer as atividades de inovação tecnológica a fim de aumentar a competitividade das empresas. Precisamos priorizar a inovação, elevar os investimentos em educação, entre elas a profissionalizante, e em pesquisa nas universidades e nas empresas.

Ainda há muito a ser feito. As empresas estão buscando uma maior parceria com os centros de pesquisa e assim investindo na formação de mão-de-obra. Não podemos ficar a espera. O Brasil tem um grande potencial e o momento é agora.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Experiências municipais em debate


O Brasil sedia, de hoje a sexta-feira (27), em Florianópolis, o III Congresso Latino-americano de Cidades e Governos Locais. O encontro, também conhecido como Cúpula Hemisférica de Prefeitos, é uma grande oportunidade para as prefeituras locais entrarem em contato com o movimento de cooperação internacional.

Com o tema “ExperiênciAmérica, a inclusão social e a cooperação: uma mostra de soluções locais”, o congresso visa promover a interação entre os municípios latino-americanos, enfocando o modelo de associativismo brasileiro.

A iniciativa é uma oportunidade para as autoridades locais brasileiras interagirem com as de outros países da América Latina e de conhecerem novas tendências na gestão municipal.

Afinal, é nas cidades que os prefeitos têm que sanar as dificuldades e necessidades da população, e a descentralização é pressuposto para a democracia, para a cidadania e para o desenvolvimento.

O evento servirá como preparação do II Congresso Mundial da CGLU, a ser realizado nos dias 28 a 31 de outubro de 2007, na Coréia do Sul.

E o trânsito?


Comemora-se, hoje, o Dia do Motorista, em homenagem a São Cristóvão, o padroeiro desse profissional. Sexta (27), é o dia do Motociclista.


Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". Ele era um gigante que queria servir ao mais poderoso de todos os homens. Certa vez, foi carregar um menino e como a criança ficava cada vez mais pesada, ele disse que parecia que carregava o mundo nas costas. O menino, então, falou: "Não carregas o mundo, e sim seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".


Como o trabalho de Cristóvão era transportar os viajantes através dos rios, tornou-se padroeiro dos viajantes. Depois, tornou-se popular como padroeiro dos motoristas.


Esta data homenageia todas as pessoas que conduzem veículos, de forma profissional ou amadora. Enfrentando os perigos das estradas ou a insegurança das cidades, os motoristas são os responsáveis pela condução do progresso deste imenso país.


Neste dia, os motoristas devem aproveitar para repensar sobre sua forma de dirigir e a responsabilidade que têm ao conduzir um veículo.


Devemos ser prudentes ao volante, respeitar as leis de trânsito e retornar às nossas casas com a mesma integridade que saímos.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Queda gradual

Após o corte de 0,5 ponto na semana passada, a projeção predominante no mercado financeiro é a de que a taxa básica brasileira seja reduzida de forma mais branda nos próximos meses. Ainda restam três reuniões do Copom a serem feitas em 2007. A próxima está marcada para os dias 4 e 5 de setembro.

As projeções apontam que deverão acontecer ainda três cortes de 0,25 ponto nos encontros, levando a taxa Selic a 10,75% em dezembro.

É esperar para ver como se comportará o mercado.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Sete dias após...

...o trágico acidente, o deputado Efraim Filho, integrante da CPI da Crise Aérea, antecipou que os primeiros dados das caixas-pretas do airbus da TAM acidentado indicam que o piloto não tentou decolar novamente a aeronave, mas teve dificuldades para frear o avião.

Segundo o deputado, não há elementos técnicos, de desempenho da própria aeronave, que digam que ela tentou retomar sua decolagem no final do pouso.

Efraim Filho está nos Estados Unidos junto com o relator da CPI, deputado Marco Maia, acompanhando a análise das caixas-pretas do avião.

Com essa nova informação, fica mais forte a necessidade de investigar as condições da pista do aeroporto, que havia passado por uma reforma recentemente.

As duas caixas-pretas do Airbus da TAM, uma contendo as gravações das conversas do piloto e do co-piloto com a torre de controle e outra com os dados sobre o funcionamento da aeronave, estão sendo analisadas em Washington, nos Estados Unidos. A expectativa é de que até esta quarta-feira (25) a análise do material esteja concluída.