quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Setenta

As eleições deste ano devem reunir, pelo menos, 208 candidatos a prefeito com mais de 70 anos. Desses, quase uma centena de pré-candidatos são de Minas Gerais e 13 são mulheres. As regiões Sudeste e Nordeste concentram os maiores grupos, como mostra o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Até agora, 208 pedidos de candidatura já foram aprovados pela Justiça Eleitoral, com 25 rejeitados. Cinco desistiram da candidatura, 42 pedidos foram impugnados e 68 aguardam decisão do juiz eleitoral. Já tiveram as candidaturas aprovadas, os dois candidatos mais velhos, ambos com 89 anos.

Na Constituição Federal, não há limite máximo de idade para candidaturas a cargo eletivo. Apenas limite mínimo. De acordo com o artigo 14 , para concorrer ao cargo de prefeito e vice-prefeito, deputado federal, estadual ou distrital, a idade mínima é 21 anos.

Já para concorrer ao cargo de vereador, é preciso ter, no mínimo, 18 anos.

Só podem concorrer ao cargo de governador e vice-governador, os maiores de 30 anos. E apenas os maiores de 35 anos podem pleitear o cargo de senador, presidente e vice-presidente da República.

Nenhum comentário: