sábado, 16 de agosto de 2008

Ansiedade

Algumas pessoas são mais propensas a sofrer de ansiedade extrema, devido a uma mutação genética hereditária, diz um dos primeiros estudos a investigar a base genética de diferenças de personalidade, que podem levar a distúrbios psicológicos.

Cientistas estimam que a mutação afete metade da população mundial, mas seus efeitos são manifestados por apenas uma em cada quatro pessoas que tenham herdado cópias dela, tanto da mãe quanto do pai.

Esses indivíduos teriam um risco muito maior de serem mais ansiosos que a média da população, e de sofrerem outros distúrbios, como estresse pós-traumático ou transtorno obsessivo-compulsivo.

Estudiosos do assunto estão convencidos de que é possível identificar diferenças genéticas, que afetam diretamente os neurotransmissores cerebrais (substâncias químicas que levam informações entre os neurônios). E essa modulação dos neurotransmissores influenciaria variações de personalidade.

Embora muitos fatores influenciem a ansiedade, os pesquisadores acreditam que a descoberta abre caminho para identificar genes que levam ao desenvolvimento de doenças psicológicas.

Saiba mais no jornal O Globo, edição de 12/08/2008.

Nenhum comentário: