sábado, 23 de agosto de 2008

Sangue

Pela primeira vez, células vermelhas do sangue foram produzidas em laboratório.

Cientistas americanos conseguiram desenvolver hemácias de proveta, a partir de células-tronco embrionárias humanas. A experiência abre caminho para produzir sangue, com facilidade, e eliminar a necessidade de doações.

Publicado na revista científica Blood, o estudo é o primeiro em que hemácias funcionais são obtidas. As células de laboratório são plenamente capazes de transportar oxigênio. O trabalho foi realizado por um grupo integrado por cientistas da empresa americana de biotecnologia, Advanced Cell Technology (ACT), em parceria com a Clínica Mayo e a Universidade de Illinois.

A experiência abre caminho para a produção em massa de hemácias do tipo sangüíneo O negativo, doador universal, porque pode ser usado em transfusões para pacientes com qualquer tipo.

Normalmente, esse tipo sangüíneo está em falta, estima-se que apenas 8% dos brancos e só 0,3% dos asiáticos o tenham. No entanto, bastariam poucas linhagens de células-tronco embrionárias para desenvolver uma quantidade praticamente ilimitada de hemácias O negativo. Na experiência, os pesquisadores chegaram a criar 100 bilhões de hemácias.

Sobre este assunto, veja no jornal O Globo, edição de 20/08/2008.

Nenhum comentário: