segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pescoçudo

O mais novo titã pré-histórico brasileiro a ser apresentado à comunidade científica é o Uberabatitan ribeiroi, um quadrúpede pescoçudo e herbívoro que é, ao mesmo tempo, um dos caçulas e um dos maiores dinossauros a fazer o chão brasileiro tremer.

Segundo especialistas, o bicho pode ter passado dos 15 metros, e as camadas de rocha nas quais foi achado, têm entre 70 milhões e 65 milhões de anos, o final da Era dos Dinossauros.

A espécie foi descrita por Leonardo Salgado, da Universidade Nacional do Comahue, na Patagônia Argentina, e Ismar de Souza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em artigo na revista científica Palaeontology. Os responsáveis pela descoberta não quiseram comentar o trabalho, embora estejam preparando uma réplica do monstro, que deve ser apresentada ao público em breve.

A criatura é um titanossauro, grupo de comedores de plantas caracterizados pela caça de calombos ósseos, os osteodermas, em seu couro rijo.

O batismo científico homenageia a cidade mineira de Uberaba, onde os fósseis foram encontrados, e Luiz Carlos Borges Ribeiro, Diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas, Llewellyn Ivor Price, que apoiou os trabalhos.

Sobre o assunto, leia mais no jornal O Globo, edição de 13/08/2008.

Nenhum comentário: