segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Paquistão

O Presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, anunciou, nesta segunda-feira, 18, sua renúncia, diante da iminente proposta de impeachment da coalizão do Governo.

O ex-Chefe das Forças Armadas e parceiro dos Estados Unidos no combate ao terrorismo, viu sua popularidade despencar nos últimos 18 meses, ficando isolado, desde que seus aliados perderam a eleição em fevereiro.

A coalizão do Governo, liderada pelo Partido da ex-Primeira-Ministra Benazir Bhutto, disse, em 8 de agosto último, que planejava pedir o impeachment do Presidente.

Musharraf assegurou que todas as acusações que a coalizão do Governo preparou contra ele, para conseguir sua cassação, são falsas. Em discurso à Nação, transmitido pela televisão, ele justificou sua decisão de deixar o poder, dizendo que queria evitar mais instabilidade. Para ele, este seria o resultado do processo de impeachment no Parlamento, que o Executivo anunciava para esta semana.

Pouco depois de sua renúncia, a Secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, afirmou que Washington é grato a Musharraf, por ele ter escolhido lutar contra a Al-Qaeda, o Talibã e outros extremistas, acrescentando que os Estados Unidos vão continuar a ajudar o Governo paquistanês a lutar contra esses grupos.

Nenhum comentário: