quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Câmara dos Deputados Mirim

A Câmara dos Deputados (CD) realizará no próximo dia 23 de outubro, a terceira edição do programa educativo Câmara Mirim, que simula uma sessão do Plenário da Casa.

Alunos de até 14 anos fazem o papel de deputados mirins e discutem três projetos de lei, selecionados entre as propostas enviadas pelas crianças ao site Plenarinho (http://www.plenarinho.gov.br/).

Podem participar os estudantes do ensino fundamental, regularmente matriculados entre o 5º e o 9º ano.

Além das crianças autoras dos projetos que serão apresentados, poderão ser deputados mirins alunos de escolas públicas ou privadas e vereadores mirins de câmaras municipais selecionadas por sorteio.

Quem quiser ser deputado por um dia, pode enviar seus projetos, até 14 de setembro, ao site do Plenarinho (pelo ícone "Câmara Mirim", visível na página de abertura), ou ainda pelo correio.

Já as câmaras mirins têm até o dia 23 de agosto para se inscreverem. O regulamento está no endereço http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim.

Em outubro de 2006, a Câmara realizou, pela primeira vez, uma sessão com crianças, para marcar o relançamento do portal Plenarinho, e obteve uma grande repercussão na mídia. Foram inscritos mais de 700 projetos de lei, e houve tantos pedidos de uma nova sessão desse tipo, que a Câmara instituiu um programa anual, no mês das crianças. Quando aprovados pelas crianças em Plenário, os projetos costumam ser adotados por deputados e encaminhados às comissões permanentes da Câmara.

No dia 8 de setembro, acontecerá o sorteio para definir as escolas e câmaras municipais mirins participantes. A partir disso, elas terão uma semana para confirmar suas presenças. E elas deverão enviar, até 8 de outubro, a lista dos nomes das crianças que virão à Câmara.

Em 30 de setembro, serão divulgados os três projetos a serem votados na sessão do Câmara Mirim.

Nenhum comentário: