quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Brasil-Moçambique

Aprovado pela Câmara dos Deputados (CD), o Projeto de Resolução 282/06, que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Moçambique, a ser formado por parlamentares dos dois países, sem custos adicionais para a Câmara. Como se trata de matéria do âmbito da Casa, o Projeto foi promulgado em seguida.

O Grupo Parlamentar deve aproximar os dois povos, já que os países fazem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e têm culturas semelhantes por causa da colonização portuguesa.

Moçambique busca manter a união nacional e solidificar suas instituições democráticas, abrir sua economia e viabilizar investimentos externos necessários ao seu desenvolvimento. O País conseguiu sua independência em 1975, mas até 1992 passou por uma guerra civil que devastou o território, mutilou os civis e fragilizou as instituições.

Atualmente, o intercâmbio comercial com o Brasil é modesto, com amplo predomínio das exportações brasileiras.

Vários grupos parlamentares já existentes têm contribuído para estreitar os laços entre o Brasil e nações amigas, facilitando as relações diplomáticas, comerciais e culturais com nossos aliados.

Nenhum comentário: