terça-feira, 27 de maio de 2008

Pronto

Apesar de considerar que o País está economicamente e politicamente pronto, o professor Albert Fishlow, da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos.

Tendo morado no Brasil nos anos 70, o pesquisador disse que educação, baixo nível de investimentos e elevdos gastos públicos, são os principais entraves da economia brasileira.

Ele frisou que educação é o principal gargalo do País, acreditando que, ao investir mais na universidade pública do que no ensino básico, o Brasil estaria promovendo uma transferência de renda dos pobres para os ricos.

Mesmo considerando um avanço o Governo ter como meta alcançar uma taxa de investimento de 21% do Produto Interno Bruto (PIB), Fishlow acredita que esse percentual não é suficiente para garantir um crescimento anual superior a 5% ao ano. No ano passado, a taxa de investimento no Brasil foi de 17,6%.

O terceiro gargalo apontado por Fishlow é a magnitude do gasto público no Brasil, que é superior a de países escandinavos. Mas, apesar das críticas, o estudioso está convencido de que o País entrou na rota dos investimentos externos.

Para o economista americano Edmund Phelps, Prêmio Nobel de 2006, o momento atual é de grandes oportunidades para o Brasil, já que os preços dos produtos primários estão disparando.

Segundo Phelps, a atual disparada nas cotações de commodities pode servir de ponte para o Brasil desenvolver uma economia próspera e dinâmica e, no futuro, ficar menos vulnerável à oscilação nos preços desses produtos.

Sobre este assunto, leia mais no jornal O Globo, edição de 27/05/2008.

Nenhum comentário: