quarta-feira, 28 de maio de 2008

Perigo de xenofobia

Com a força de uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares de abril passado, o Primeiro-Ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou, na semana passada, uma verdadeira caçada a imigrantes clandestinos no País.

O pacote de segurança, que entre outras medidas torna crime a imigração ilegal, será submetido a votação no Congresso.

O símbolo da nova política de imigração de Berlusconi se chama Abdwahd, tendo nascido no mesmo dia em que seu Governo apresentou ao público, seu chamado pacote de segurança. A mãe de Abdwahd, uma refugiada somali, deu à luz o menino a bordo de um barquinho, que partiu de al-Zwara, na Líbia, para chegar à ilha italiana de Lampedusa, exatamente na metade do caminho entre África e Europa. Se as novas leis propostas por Berlusconi forem aprovadas, como é esperado, Abdwahd já nasceu criminoso, pois ele entrou na Itália sem documentos.

A criminalização da imigração ilegal sempre foi o grande objetivo político da Liga Norte. No segundo Gabinete chefiado por Berlusconi, que governou a Itália de 2001 a 2006, a medida foi aprovada pelo Parlamento, mas declarada inconstitucional pela Suprema Corte.

Entre as medidas propostas, o Estado italiano vai exigir testes de DNA a familiares que pedirem visto de residência no País, além de controlar com mais cuidado os processos de pedido de asilo político.

Nenhum comentário: