segunda-feira, 26 de maio de 2008

Phoenix

A sonda Phoenix, em missão a Marte, em busca de sinais de vida, pousou, com sucesso, no solo do planeta vermelho. É o que informa a Agência Espacial Americana (Nasa).

Segundo os técnicos do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), a aterrissagem, prevista para 20h30 de ontem, 25, foi possível devido ao bom funcionamento de diversos equipamentos, como escudo antitérmico, pára-quedas e motores retropropulsores, responsáveis por reduzir a velocidade da sonda antes de atingir o solo.

Os técnicos só tiveram certeza do pouso bem-sucedido cerca de 15 minutos após ele ter ocorrido. Foi o tempo que o sinal de rádio levou para percorrer a distância entre Marte e a Terra.

Para realizar um pouso suave, retrofoguetes foram usados para desacelerar de mais de 20 mil quilômetros por hora, para 5 quilômetros por hora a velocidade da nave.

Para o brasileiro Ramon de Paula, chefe da missão, o pouso era visto com preocupação, mas os benefícios de uma chegada bem-sucedida superavam os riscos.

A missão da sonda é cavar através do solo e do gelo de Marte, usando instrumentos científicos para analisar as amostras, em busca de possíveis formas de vida passada ou presente. Essa missão deve durar três meses.

Phoenix é dotada de instrumentos que, ao analisar a composição do permafrost marciano, são capazes de detectar moléculas de carbono e de hidrogênio, elementos necessários à vida. A sonda também pode descobrir outros componentes químicos e determinar, assim, se uma forma de vida primitiva foi, ou ainda é possível, em Marte.

Muitos cientistas vêem sinais de antigos rios e oceanos na estéril e árida superfície de Marte e acreditam que, algum dia, possa ter abrigado formas de vida.

Uma vez na superfície de Marte, Phoenix, que também possui uma câmera, abrirá seu braço robótico articulado de 2,35 metros, para entrar, verticalmente, no solo, rompendo a camada de gelo que se acredita existir bem perto da superfície, para extrair amostras. As temperaturas variam de -73°C e -33°C.

A Phoenix Mars Lander partiu do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral, Flórida, em agosto de 2007.

Com as duas antenas solares abertas, a Phoenix mede 5 metros de largura por 1,52 metro de comprimento, e pesa 350 quilos, sendo 55 quilos de instrumentos científicos.

Nenhum comentário: