terça-feira, 27 de maio de 2008

Doutorandos do Brasil

Foi lançada nesta terça-feira, 27, pela Câmara dos Deputados, uma bolsa para estudantes de doutorado do Brasil, que queiram fazer estágios nos Estados Unidos. A bolsa recebeu o nome do Deputado Júlio Redecker, que era o líder da Minoria na Casa, até sua morte no acidente do vôo TAM 3054, em 17 de julho de 2007. O Deputado atuava para ampliar as relações internacionais do País, e na época de sua morte planejava um encontro entre parlamentares brasileiros e norte-americanos em Washington (EUA).

A bolsa é uma parceria entre a Câmara dos Deputados; a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação; e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright).

O programa prevê a concessão de duas bolsas por ano, com duração de um ano, com os seguintes benefícios: auxílio mensal de 1.100 dólares (o equivalente a cerca de R$ 1.826), por até 12 meses, destinado a cobrir as despesas relativas a moradia, alimentação e transporte local; auxílio-instalação no valor de 1.100 dólares; passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional; auxílio pesquisa no valor de 6.000 dólares (R$ 9.960); e seguro-saúde.

A bolsa está aberta a cidadãos brasileiros, regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela Capes, nas áreas de Ciência Política, Direito, Relações Internacionais, Sociologia, estudos sobre os Estados Unidos ou Estudos Comparados Brasil/Estados Unidos.

O candidato precisa ainda ter completado um número de créditos referentes ao programa de doutorado, que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, após a realização do estágio no exterior; ter obtido aprovação no exame de qualificação e/ou no projeto de tese; e ter proficiência em inglês.

Nenhum comentário: