terça-feira, 27 de novembro de 2007

Tarifas bancárias

Hoje, às 14h30, no plenário 14 da Câmara dos Deputados, estaremos discutindo em audiência pública, na Comissão de Defesa do Consumidor, as propostas elaboradas pelo grupo de trabalho sobre tarifas bancárias.

O grupo atuou durante três meses com o objetivo de identificar formas de reduzir as taxas e simplificar as informações prestadas aos correntistas. Além de deputados da Comissão, o grupo foi integrado por funcionários do Banco Central e dos ministérios da Fazenda e da Justiça.

Em setembro último, na conclusão dos trabalhos do grupo, houve consenso sobre a necessidade de padronização e de redução da quantidade de tarifas bancárias. A idéia é fazer com que os bancos limitem o total de tarifas para cerca de 20 e adotem uma mesma nomenclatura para que os consumidores possam comparar preços.

Foram convidados para a audiência o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho; o sub-procurador-geral da República, Aurélio Virgílio Veiga Rios; o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Antonio Tombini; a diretora-substituta do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva; e o assessor técnico da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian.

Nenhum comentário: