segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mais ciência e tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS/MCT) anunciaram que vão destinar R$ 7 milhões para apoiar projetos de popularização da ciência e tecnologia das universidades, instituições de pesquisa, museus, centros de ciência, planetários, fundações, entidades científicas e outras instituições.

A proposta é parte das ações do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o PAC de Ciência e Tecnologia, anunciadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. O objetivo da iniciativa é incentivar projetos que difundam e popularizem as atividades ligadas à ciência e tecnologia, como a instalação e o fortalecimento institucional de museus, de centros de ciências e de outras iniciativas que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade do ensino informal das ciências, informou o CNPq.

Pesquisadores, professores e especialistas vinculados a instituições e entidades que promovam atividades de popularização dos segmentos podem apresentar propostas até o dia 22 de janeiro de 2008, por meio do edital N°42, desde que as instituições não tenham fins lucrativos. Cerca de 30% dos R$ 7 milhões serão destinados a projetos desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições públicas de ensino superior e de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Mais informações podem ser acessadas no site do CNPq, http://efomento.cnpq.br/efomento.

Nenhum comentário: