quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Muito pouco a comemorar

O Brasil caiu no ranking de Pobreza Humana, apesar de ter melhorado nesse indicador. Com um percentual de 9,7%, está em 23º lugar, uma posição abaixo da de 2004. O mesmo desempenho foi registrado no Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), que apesar de ter entrado no rol de países com alto índice de desenvolvimento humano, caiu três posições no ranking, passando de 67º para 70º lugar.

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, nesse indicador, a renda não é o mais importante. Ele avalia a probabilidade, ao nascer, de se chegar aos 40 anos, bem como o acesso à alfabetização e à água tratada, essenciais à saúde. Também inclui a incidência de crianças com peso abaixo do recomendado para sua idade e os cidadãos vivendo em pobreza extrema.

O Brasil está atrás de seus vizinhos na América Latina, como Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Venezuela, ficando à frente apenas da Bolívia e do Peru. Mas foi ultrapassado pelos Emirados Árabes.

O Relatório mostra como a pobreza extrema assola o mundo, com cerca de 1 bilhão de pessoas ainda vivendo com menos de US$ 1 por dia. As crianças são as que mais sofrem, 28% delas nos países menos desenvolvimento estão abaixo do peso.

O ranking de pobreza exclui os países de mais alto IDH, totalizando 108 nações. Nas piores posições estão os africanos Níger, Etiópia, Burkina Faso, Mali e Chade.

Nenhum comentário: