sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Paquistão

O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf(foto), tomou posse nesta quinta-feira, 29, iniciando um novo mandato de cinco anos, um dia depois de renunciar ao posto de comandante-em-chefe das Forças Armadas, que ocupava há cinco anos.

Ele prestou juramento na residência presidencial de Aiwan-i-Sadr, em Islamabad, na presença do recém-nomeado presidente do Tribunal Supremo, Abdul Hameed Dogar.

O presidente obteve a maioria dos votos na eleição presidencial de 6 de outubro. Mas os resultados só foram validados este mês pelo Supremo, depois de Musharraf declarar o estado de exceção.

Os partidos de oposição dos ex-premiês Benazir Bhutto e Nawaz Sharif elogiaram a renúncia de Musharraf. Ambos consideram a possibilidade de concorrer às eleições de 8 de janeiro.

Musharraf afirmou ainda que as eleições gerais previstas para 8 de janeiro serão limpas, livres e transparentes. Ele considerou positivo o retorno ao Paquistão dos ex-primeiros-ministros e líderes de oposição Benazir Bhutto e Nawaz Sharif, que estavam no exílio.

Nenhum comentário: