quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Já é alguma coisa

Os resultados do Bolsa Família demonstram que, com as transferências de renda condicionadas, é possível ter mais acesso a saúde, educação e nutrição, diz o Relatório de Desenvolvimento Humano, que dedicou quase uma página para elogiar o programa brasileiro. O relatório ressalta que, com pouco dinheiro, 0,5% do PIB do País, foram beneficiadas 46 milhões de pessoas, um quarto da população total e quase todo o contingente de pobres.

Trata-se de uma transferência que produziu resultados surpreendentes. O programa chega a 100% das famílias que vivem abaixo do limiar oficial de pobreza, de R$ 120 por mês; 73% de todas as transferências vão para as famílias mais pobres e 94% chegam a famílias que vivem nos dois últimos quintis (faixas de renda inferiores).

O programa é responsável por quase 25% da recente queda na desigualdade no Brasil e por 16% do declínio na pobreza extrema.

O Relatório cita que o sucesso do Bolsa Família está na forma descentralizada de execução, com apoio do Governo Federal.

Nenhum comentário: