sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Recorde nacional

A Petrobras iniciou, nessa quarta-feira, 28, a produção da plataforma P-52 no campo gigante de Roncador, na Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro. O volume inicial previsto é de 20 mil barris diários, sendo que a previsão é atingir a capacidade total de 180 mil barris por dia (cerca de 10% da produção nacional), em meados de 2008.

A P-52 vai produzir, também, 7,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A plataforma custou cerca de US$ 1 bilhão, e representa a produção com um sistema definitivo do campo de Roncador, interrompida desde 2001 com o acidente da P-36, que afundou.

A P-52 está instalada a 125 quilômetros do litoral. É a plataforma que está situada em águas mais profundas do Brasil. A distância do nível do mar até o solo, onde estão os poços, é de 1.800 metros, recorde nacional. O óleo que será produzido é leve e de excelente qualidade, de 28 graus API (qualificação internacional do óleo).

O casco da plataforma foi construído em Cingapura e os módulos de operação no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, com um nível de nacionalização da ordem de 65% ao todo.

Nenhum comentário: