quarta-feira, 14 de maio de 2008

Trigo dobrado

O Governo dobrou para 2 milhões de toneladas a cota de importação para o trigo com tarifa zero, segundo informou, nesta quarta-feira, 14, a Câmara de Comércio Exterior (Camex).

A decisão, já publicada no Diário Oficial da União (DOU), visa tentar conter a alta do preço do trigo e, conseqüentemente, de seus produtos derivados, como o pão francês, cujos preços ficaram 7,33% mais caros em abril, constituindo-se na maior contribuição individual (0,88%) para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o mês passado com variação de 0,55%.

No início de fevereiro deste ano, o Governo brasileiro decidiu reduzir para zero a alíquota de importação que incide sobre o trigo de países que não fazem parte do Mercosul, atendendo pedido dos processadores locais.

Na época, especialistas acreditavam que a decisão da Camex seria suficiente para evitar novos aumentos de preços do produto no Brasil. No dia 29 do mesmo mês, a Camex já havia autorizado a cota de um milhão de toneladas, mas, com a manutenção das restrições às exportações de trigo pela Argentina, o Brasil terá de aumentar as importações de outros mercados, fora do Mercado Comum do Sul (Mercosul), como, por exemplo, do Canadá e dos Estados Unidos.

Considerando ainda o período de entressafra do trigo, o Governo decidiu aumentar a quantidade do produto com tarifa zero, para diminuir os custos de importação e, assim, reduzir o impacto sobre o custo dos alimentos derivados do produto.

Além dessa medida, o Ministério da Agricultura lançou, em abril, o Plano Nacional de Trigo, com o objetivo de estimular o cultivo do produto. Entre as ações propostas, estão o aumento do limite de crédito de custeio das lavouras para R$ 400 mil, o incremento de 20% no valor do preço mínimo de garantia e a oferta de seguro aos produtores.

Com o mercado favorável e as medidas do Plano, o Governo estima que a produção para a próxima safra (2008/2009) atinja um volume de 4,75 milhões de toneladas, um aumento de 25%.

Nenhum comentário: