terça-feira, 13 de maio de 2008

718,5 Kg

A produção do possível maior queijo coalho do mundo e a maciça participação popular no maior Festival Leiteiro do Ceará, surpreendeu os fazendeiros e usineiros do município de Quixeramobim, no Sertão Central do Estado do Ceará, responsáveis pelo feito inédito.

A conquista já era esperada, tanto que já havia sido publicada na edição do jornal Diário do Nordeste, no dia 5 do mês passado. Entretanto, eles não imaginavam que iriam produzir 68,5 kg a mais do que o esperado.

A aferição, feita pelo pecuarista e secretário de Agricultura de Quixeramobim, Adilson Carneiro (foto), chegou à marca de 718,5kg. Uma superação até então mantida pela Holanda. Agora, aguardam a homologação da quebra mundial do recorde no Guinness Book.

Enquanto espera pela confirmação, a consultoria regional do Sebrae avalia que os resultados do 2º Fest Leite foram tão expressivos que o festival temático se consolida como o maior evento do setor leiteiro no Ceará.

Essa é a opinião da consultora Wilma de Almeida. Ela cita o número de pecuaristas que participaram das palestras e concursos, como exemplo do fortalecimento e do interesse pelo setor no Estado.

Mais de 200 pessoas assistiram às palestras sobre produção e qualificação do queijo, no salão especial do Hotel Veredas do Sertão.

O repórter do Globo Rural, José Hamilton Ribeiro, foi um dos palestrantes. Além do considerável número de espectadores no I Encontro de Jovens Agropecuaristas do Sertão Central, o I Concurso de Queijo Coalho do Ceará também alcançou metas surpreendentes.

Vinte e dois produtores do Ceará enviaram amostras de suas queijarias artesanais e indústrias, para a apreciação de uma comissão especial.

A missão gastronômica coube à Coordenação do Concurso Nacional de Queijos, que há 34 anos é realizado em julho, em Juiz de Fora (MG). Além da certificação reconhecida em todo o País, o vencedor cearense participará dessa seleção.

O primeiro festival gastronômico da iguaria milenar no Ceará, voltado à especialidade regional, é considerado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que realizam o concurso nacional, como um importante instrumento de sensibilização para avanços sensoriais, tecnológicos e de qualidade da matéria-prima. Esses são os principais ingredientes para a valorização desse produto que, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, assegura ao Brasil o primeiro lugar na América do Sul e o sexto no ranking mundial de produtores.

Os pecuaristas da maior bacia leiteira do Ceará avaliam que o rebanho bovino de Quixeramobim começa a se destacar no cenário regional. São mais de 70 mil cabeças e a produção diária de leite chega a 120 mil litros. Representam mais de 17% da economia local e cerca de 50% dos empregos no Município. Creditam parte do sucesso e da expansão pecuária ao programa Gera Leite.

Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Quixeramobim, o programa desenvolve o aperfeiçoamento do gerenciamento agropecuário no campo. Até os pequenos estão aprendendo a importância do processo, que se inicia com o controle do rebanho e se encerra na mesa do consumidor.

Saiba mais sobre o assunto no site do Sistema Maior de Comunicação (www.sistemamaior.com.br).

Nenhum comentário: