segunda-feira, 12 de maio de 2008

2016

O Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, ressaltou, aqui na Câmara dos Deputados, a importância das leis aprovadas pelo Congresso Nacional para a preparação dos atletas que vão às Olimpíadas de Pequim (China).

O Presidente do COB disse que leis como a Lei 10.264/01, a Lei de Incentivos Fiscais ao Esporte (11.438/06) e a Lei da Bolsa Atleta (10.891/04) foram fundamentais para o atual estágio de desenvolvimento do esporte.

Nuzman detalhou o planejamento do COB até agosto, quando serão realizados os Jogos de Pequim. O Brasil já tem 215 atletas de 25 modalidades classificados para as Olimpíadas e outras 88 vagas ainda poderão ser conquistadas.

Mais do que o número de medalhas, Nuzman ressaltou a evolução qualitativa já obtida pelo País nas últimas competições, como as Olimpíadas de Atenas, em 2004, e os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no ano passado.

Hoje existem 30 equipes olímpicas permanentes; 710 atletas em 14 modalidades que têm centros de treinamento; 21 técnicos estrangeiros; intercâmbios internacionais; e a realização de eventos internacionais no Brasil.

O Pan de 2007, no Rio de Janeiro, teve a maior delegação brasileira da história (660 atletas) e a melhor colocação em Pan (3° lugar, com 52 medalhas de ouro, 40 de prata e 65 de bronze), superando todas as metas previstas.

Com a Lei de Incentivos Fiscais ao Esporte, o COB captou, neste ano, R$ 24 milhões da Petrobras, para investir na preparação dos atletas que vão a Pequim. Nuzman informou que o custo total da delegação brasileira em Pequim só será fechado após a definição do número de atletas (88 vagas ainda estão em disputa).

Ele contou que, desde 2005, o COB já fez quatro visitas às cidades chinesas que sediarão os jogos, para avaliar a aclimatação e a infra-estrutura que serão garantidas aos atletas.

O COB também concentra as ações para que o Rio de Janeiro sedie as Olimpíadas de 2016. No início de junho, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fará a primeira eliminatória entre as sete cidades concorrentes, e Nuzman aposta que o Rio vai continuar na disputa.

Nenhum comentário: