quarta-feira, 14 de maio de 2008

Depois dos trinta...

...o homem também pode sofrer alterações hormonais, do mesmo jeito que a mulher tem o climatério.

A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como andropausa, atinge cerca de 20% dos homens e é responsável pela diminuição da testosterona, hormônio que, entre outras funções, gerencia o desempenho sexual.

Não há como impedir essa queda, mas novos tratamentos de reposição hormonal podem reduzir os efeitos colaterais e são de fácil administração, alertam especialistas.

A alteração hormonal do homem começa a acontecer a partir dos 30 anos de idade. No entanto, as conseqüências da queda de testosterona são, geralmente, desencadeadas a partir dos 60.

O urologista Eduardo José Andrade Lopes, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor do livro Andropausa: deficiência andrógena do envelhecimento masculino, alerta que essas mudanças acontecem de forma lenta e sutil, ao contrário do que acontece com a mulher na menopausa.

Vale alertar que essa alteração hormonal não acontece com todos os homens e não causa infertilidade. Os que estão mais pré-dispostos a desenvolver um quadro clínico de DAEM, são os que possuem uma herança genética e os que têm maus hábitos alimentares.

Quem se encaixa nos sintomas apresentados, deve procurar um urologista para fazer os exames que medem a taxa de testosterona presente no sangue. No entanto, os especialistas recomendam atenção redobrada aos homens a partir dos 40 anos. Caso seja diagnosticado o problema, o paciente não deve ficar preocupado. Há muitas formas de tratar a DAEM.

No entanto, vale alertar que, uma vez iniciada a reposição hormonal, o paciente deve fazer visitas periódicas ao médico para examinar o tamanho da próstata e avaliar a taxa de testosterona presente no sangue.

Nenhum comentário: