segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Lysâneas Maciel

A Câmara dos Deputados (CD) homenageou o ex-Deputado Lysâneas Maciel (RJ), que atuou no Grupo Autêntico do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e morreu em 1999, com o lançamento do livro da série Perfis Parlamentares - Lysâneas Maciel, organizado pela jornalista Hebe Guimarães-Dalgaard, assessora de Relações Internacionais da Presidência da Casa.

Lysâneas Maciel elegeu-se Deputado Federal em 1970, reelegendo-se em 1974, com expressiva votação. Os mais de 100 mil votos obtidos naquele pleito foram a conseqüência natural de seu alinhamento com os autênticos do MDB.

A cassação de seu mandato, em 1976, ocorreu após pronunciamento, em que, a despeito dos conselhos de outros parlamentares, de que deveria se resguardar por causa da gravidade do momento político, preferiu seguir a própria consciência, proferindo então, um vigoroso discurso contra os desmandos da ditadura, denunciando as perseguições, as torturas, os assassinatos e desaparecimentos de presos políticos.

Sua cassação e a conseqüente perda dos direitos políticos conduziram-no ao exílio voluntário, em Genebra, Suíça, onde, em razão de sua vinculações com o Conselho Mundial das Igrejas, continuou a sua militância no campo dos direitos humanos, passando a constituir importante elo no exterior, no auxílio aos refugiados políticos não só de brasileiros, como de cidadãos de outros países.

Com a anistia, regressou ao Brasil e, retomando a carreira política, candidatou-se ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), nas primeiras eleições diretas pós regime militar, não se elegendo. Em 1986, já no Partido Democrático Trabalhista (PDT), elegeu-se Deputado Federal Constituinte.

Nenhum comentário: