quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dor

Uma boa notícia para quem sofre de dores crônicas é a existência de serviços públicos que oferecem tratamento grátis, em Fortaleza. Em nível federal, o Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, conta com o Ambulatório de Clínica da Dor, criado em 2005, onde uma equipe multidisciplinar atende os mais diversos casos. Na área do Estado, o Hospital Geral de Fortaleza tem um serviço especializado em dor de cabeça no Ambulatório de Cefaléias, implantado há 18 anos. E em nível municipal, o Instituto José Frota disponibiliza, desde 2006, tratamento no Ambulatório da Dor Crônica para pessoas que sentem dores constantes por mais de um mês.

O Chefe do Ambulatório de Clinica da Dor do HUWC, Osmar Aguiar, diz que o critério para atendimento é o paciente sofrer de dor crônica, por mais de seis meses, ou incapacitante (aquelas causadas por câncer, por exemplo). O interessado deve passar primeiro por um posto de saúde e ser encaminhado ao HUWC pelo setor de marcação de consultas do Sistema Único de Saúde. O atendimento é diário mas, dependendo do caso, a consulta pode ser pela manhã ou à tarde. A equipe do Ambulatório é composta por médicos, fisioterapeutas, dentistas, acupunturistas e enfermeiros. O tratamento varia do uso de analgésicos simples a infiltrações e acupuntura. “Algumas medicações são disponibilizadas pelo SUS”, diz o médico. Os casos mais freqüentes são dores de cabeça, de coluna, musculares e as causadas por câncer. Por semana, cerca de 80 a 100 atendimentos são prestados.

No Hospital Geral de Fortaleza, o neurologista João José de Carvalho implantou o Ambulatório de Cefaléias, também conhecido com Ambulatório de Enxaqueca. Ali, os atendimentos ocorrem nas manhãs de terças e quintas-feiras, a partir das 8h. De acordo com a assessoria de imprensa do HGF, em 18 anos de funcionamento, mais de 26 mil pacientes foram atendidos. Cerca de seis mil são acompanhados em consultas periódicas. A cada três meses retornam para uma nova avaliação. Dependendo do caso, as dores de cabeça são tratadas com analgésicos comuns e medidas simples como repouso. Para crises moderadas ou intensas, que interferem nas atividades do paciente, são indicados medicamentos mais fortes e acompanhamento médico intenso.

No serviço especializado do IJF, são atendidos pacientes com os mais diversos tipos de dores. Para ter acesso é necessário que o paciente se dirija ao hospital com um diagnóstico firmado. Às segundas-feiras pela manhã, residentes de Anestesia realizam o primeiro atendimento, quando é feita a triagem. De acordo com a necessidade, o paciente é encaminhado para o ambulatório, que funciona às terças e sextas-feiras, a partir de 13h30min. Por semana, cerca de 30 pessoas são assistidas. O tratamento inclui medicação, procedimentos analgésicos - agulhamentos e bloqueios -, acompanhamento psicológico e orientações. O médico Fernando Santiago, um dos coordenadores do serviço, anuncia que em 2009 a acupuntura entrará para os procedimentos.

Mais Informações: Hospital Universitário Walter Cantídio - (fone: 85 3366 8002) / Hospital Geral de Fortaleza -(fone: 85 3101 7086) / Instituto José Frota - (fone: 85 3255 5185).


Fonte Agência da Boa Notícia
Carmina Dias - Jornalista Responsável - Registro: CE00629JP
Giovanna Munhoz - Estagiária

Um comentário:

Sávio Bezerra disse...

Boa lembrança Deputado. Até dor na unha é horrível. Tomara que o povo tenha acesso.