sexta-feira, 28 de março de 2008

Primeira gravação sonora

Por mais de um século, desde que registrou a letra falada de Mary had a little lamb (Maria tinha um carneirinho), em uma folha de papel de alumínio, Thomas Edison tem sido considerado o inventor do som gravado.

Mas, pesquisadores americanos descobriram uma gravação, feita por um obscuro inventor francês, que antecederia em pelo menos duas décadas a criação do fonógrafo do americano Edison, como mostrou o jornal O Globo, a partir de reportagem do New York Times.

A descoberta foi feita por um grupo de engenheiros e historiadores musicais, que encontraram em Paris um arquivo com uma gravação, de dez segundos, de uma voz feminina interpretando uma tradicional canção folclórica francesa.

Segundo eles, a gravação foi feita em abril de 1860, em um fonoautógrafo, um aparelho criado não para reproduzir sons, mas para capturá-los e gravá-los visualmente.

Trata-se de uma descoberta histórica. Essa é a primeira gravação sonora conhecida, assegura Samuel Brylawski, Diretor da Divisão de Áudio da Biblioteca do Congresso americano.

Nenhum comentário: