A Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) e a Aeronáutica garantiram, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, que pousos e decolagens estão mais seguros no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A Presidente da Anac, Solange Vieira, avaliou como positiva as mudanças operacionais no aeroporto paulistano, especialmente o incremento da fiscalização e a racionalização da malha. O Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos(Cenipa), Jorge Kersul Filho, também disse que a redução no volume de pousos e decolagens em Congonhas trouxe mais tranqüilidade aos passageiros.
O Chefe do Cenipa afirmou que, apesar de mais seguro, não se pode, no entanto, descartar a possibilidade de novo acidente em Congonhas, nem em nenhum aeroporto do mundo. Segundo ele, o Cenipa deve concluir, até julho, o relatório sobre o acidente com o avião da TAM.
Solange Vieira lembrou que, atualmente, continua proibido o pouso de aviões com o reverso travado. Ela lembra que também foi exigido de todos os Airbus 320, a instalação de um software que avise ao comandante sobre problemas na manete do avião.
A Presidente da Anac ressaltou o reforço no treinamento dos pilotos que operam em Congonhas, e o aumento da área de escape do aeroporto. Além dessas medidas, foi ampliado o limite mínimo de combustível de 3 toneladas; foram estabelecidas áreas de escape, que fizeram com que a pista auxiliar deixasse de ser usada; e está sendo discutida a transferência do pátio de autoridades para um hangar numa área mais segura.
Quanto à retomada das conexões em Congonhas, Solange argumentou que a proibição anterior foi inócua e só prejudicou os passageiros. Segundo ela, com a volta das conexões, manteve-se o número de movimentos por hora no aeroporto e foram reduzidos o grande movimento e as filas de passageiros na área de embarque e de check-in.
Solange Paiva Vieira também explicou que o retorno dos vôos charter a Congonhas foi permitido apenas no período das 14 horas de sábado até as 14 horas de domingo, quando, tradicionalmente, o aeroporto de Congonhas apresenta uma redução substancial em seu movimento. Segundo ela, os vôos charter estão sendo feitos dentro do limite de 30 movimentos por hora naquele aeroporto.
A Presidente da Anac lembrou que já há uma decisão do Governo de transformar o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), no principal aeroporto do Estado, até 2020. Ela disse também que as obras em Viracopos serão intensificadas a partir deste ano.
quinta-feira, 27 de março de 2008
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