quinta-feira, 27 de março de 2008

(In)Segurança Pública

Na abertura do II Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), nesta quarta-feira, 26, na cidade do Recife, no Estado de Pernambuco, o Secretário Nacional de Segurança Pública interino, Ricardo Balestreri, informou que praticamente a metade dos policiais civis e militares no Brasil (cerca de 200 mil de um total aproximado de 500 mil), ganha até R$ 1.400 ou o equivalente a pouco mais de três salários mínimos.

O Secretário divulgou o dado porque são apenas esses policiais que têm direito a se candidatar ao Bolsa Formação, do Ministério da Justiça, que paga R$ 400 por curso de capacitação profissional. Isso se não tiverem cometido infrações penais ou administrativas, nos últimos cinco anos.

O FBSP é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne há dois anos policiais, gestores de segurança pública e pesquisadores do tema.

Isso revela como os policiais estão ganhando mal no Brasil, lamenta a pesquisadora Silvia Ramos, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania(Cesec), da Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro, uma das participantes do Encontro que reúne 700 executivos da área de segurança pública, pesquisadores do tema e policiais civis, militares e federais.

O Encontro é patrocinado por entidades de apoio a pesquisa como a Fundação Ford, a Tinker Foundation, a Open Society Foundation, a Fundação Konrad Adenauer, além da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Universidade Federal de Pernambuco e do Governo daquele Estado.

Nenhum comentário: