segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Quixeramobim - Sertão Central


Quixeramobim é uma cidade do sertão central cearense que divide com Quixadá a magnífica paisagem do Vale Monumental. A cidade está a 206km de Fortaleza, sendo a principal via de acesso a CE-060, conhecida como Estrada do Algodão.

Na cidade, com cerca de 59 mil habitantes, o passeio pode começar pelo Memorial Antônio Conselheiro, um complexo cultural que inclui museu, teatro e auditório. Logo nos jardins do Memorial, você irá se deparar com imensos bonecos de madeira feitos por artesãos locais, que encenam a Batalha de Canudos, ocorrida no século XIX, chefiada Antônio Conselheiro, profeta sertanejo nascido em Quixeramobim.

O Memorial também abriga uma exposição permanente de xilogravuras - arte em relevo na madeira com cenas que retratam a religiosidade e a luta diária do camponês, dentre outros temas. No espaço ainda ocorrem shows de música e encontros acadêmicos sobre a figura histórica de Conselheiro. O forró cearense está presente na festa dedicada ao padroeiro da cidade, Santo Antônio.

As comemorações vão de 31 de maio a 13 de junho, e seguem o clima dos festejos juninos trazendo barracas de comidas típicas, shows e a tradicional procissão. Outra oportunidade para conferir o ritmo na cidade é durante a Grande Vaquejada de Quixeramobim que acontece todo ano no final de Setembro. (Fonte: Setur)

Nenhum comentário: