quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Espaço para avanço

O diretor do Departamento Econômico do Itamaraty, Carlos Márcio Cozendey, considerou positivo o anúncio feito pela União Européia (UE) nesta quarta-feira, 27, no sentido de liberar as importações de carne bovina in natura de 106 fazendas brasileiras. Para ele, isso mostra que os europeus estão dispostos a resolver a questão tecnicamente, tendo em vista que o bloco, alegando problemas no sistema brasileiro de rastreabilidade, decidiu suspender as compras do produto do Brasil desde o último dia 1º.

No entanto, Cozendey não descartou a possibilidade de o Brasil entrar com uma ação contra a UE na Organização Mundial do Comércio (OMC). É um acontecimento positivo, pois mostra que os europeus aceitam nossas informações, as consideram confiáveis, antes mesmo de fazerem a vistoria no Brasil. Mas continuamos estudando o tema sob o ponto de vista da OMC, disse o diplomata.

Ele explicou que, no caso de um contencioso na OMC, são levados em conta dois fatores, a questão jurídica e a situação real. No momento, o que parece, segundo Cosendey, é que há espaço para um avanço.

Ou seja: só 106 fazendas brasileiras estão aptas para que seus produtos sejam consumidos pelo mercado externo? E o consumidor interno, no caso, nós, brasileiros?

Nenhum comentário: