sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Substância Tóxica

A ProTeste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, está cobrando das autoridades e da Faber-Castell a retirada do mercado da borracha T.K Plast, num processo conhecido como recall.

Durante um teste de qualidade em material escolar, a entidade encontrou no produto uma quantidade de ftalato 50 vezes superior à quantidade indicada na Europa, que é de 0,1%. A substância é tóxica.

A Faber-Castell informa que deixou de usar a substância tóxica em 13 de setembro de 2007, e colocou à disposição dos clientes o telefone 08007720025, dispondo-se a trocar produtos comprados antes desta data.

Segundo li na imprensa, não está sendo feito recall do produto porque os estudos sobre os riscos do ftalato não são conclusivos e a substância não é mais usada no produto por prevenção.

O problema, segundo a Pro Teste, é que o consumidor não tem como identificar se o produto é ou não anterior a esta data, já que não existe marcação de lote ou data de fabricação.

As borrachas testadas foram a branca com capa plástica azul e amarela (borracha e invólucro). O modelo é um dos mais usados pelas crianças nas escolas.

O consumidor que tiver esta borracha não deve usar, deve descartar e aguardar as ações das autoridades, que já foram notificadas.

Nenhum comentário: