sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Banco Genético do Brasil

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi convidada, pelo Banco Global de Sementes de Svalbard, na Noruega, a enviar amostras de sementes de seu banco genético, para conservação a longo prazo, informou o Ministério da Agricultura.

Segundo o Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, há interesse da empresa em participar da iniciativa européia, especialmente por questões de segurança.

O Banco norueguês é o mais seguro em termos físicos e ambientais do mundo. Situado dentro de uma montanha na cidade de Longyearbyen, o Banco foi construído com total segurança para resistir a catástrofes climáticas como enchentes, terremotos, aquecimento e até mesmo a uma explosão nuclear.

O Banco genético da Embrapa, localizado em Brasília, é o maior do Brasil. São mais de 100 mil amostras de cerca de 400 espécies vegetais de importância sócio-econômica.

A Embrapa está analisando as condições legais do contrato de cooperação com a Noruega, especialmente no que se refere à segurança do patrimônio genético brasileiro. Um dos interesses do Brasil é enviar ao banco sementes de espécies nativas e amostras de espécies que não sejam nativas, mas adaptadas às condições brasileiras, cultivadas há muito tempo, as chamadas variedades crioulas.

Nenhum comentário: