terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Corpos

Dois corpos femininos naturalmente mumificados, provavelmente de freiras que viveram no século 19, foram encontrados no Mosteiro da Luz, na ala do Museu de Arte Sacra de São Paulo, na última sexta-feira, 22.

No local ficava a antiga sacristia da igreja de Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, o primeiro santo brasileiro, e até 1822 funcionou no lugar o cemitério das Irmãs Concepcionistas, que vivem na clausura dentro do Mosteiro. As múmias seriam, portanto, anteriores a esse período.

Uma das múmias está com as mãos unidas, e a outra, com a cabeça encostada no ombro da primeira, conta, emocionada, a Diretora-Executiva do Museu, Mari Marino.

Segundo Mari, os corpos estavam enterrados em um carneiro, que são tumbas construídas na parede, fechadas com taipas, e estão bem conservados. Não havia caixão. As duas estão deitadas na terra e tinham marca de coroa no crânio, até hoje é um hábito das irmãs serem enterradas com uma coroa de flores.

Um dos motivos da conservação pode ter sido a quantidade de argila e cal misturada à terra quando o Mosteiro foi restaurado. Arqueólogos dizem que a mumificação natural acontece em lugares secos, onde a falta de água impede a ação de enzimas e bactérias.

Nenhum comentário: