terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Motoristas Profissionais

Os motoristas profissionais que dirigem caminhões (categoria C), ônibus (categoria D) e carretas (categroia E) terão que fazer obrigatoriamente avaliação de distúrbios do sono, quando forem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação.

A determinação vale também para aqueles que forem mudar de categoria. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta segunda-feira, 25, a Resolução 267, já em vigor, que estabelece essa exigência.

De acordo com a Resolução do Contran, os motoristas deverão ser avaliados em relação à propensão à Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Os portadores deste tipo de síndrome apresentam problemas respiratórios durante o sono. Os portadores podem acordar dezenas de vezes durante o sono, o que leva à sonolência durante o dia. O exame prevê ainda medições de massa corporal e do pescoço para avaliar o risco de sonolência ou da Síndrome da Apnéia.

Os motoristas serão obrigados fazer um teste que avalia a possibilidade de cochilar em oito situações diferentes. O teste foi desenvolvido pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, atribuindo notas de zero a três em cada um das situações.

Os distúrbios do sono podem reduzir a capacidade de atenção e reação dos condutores, principalmente daqueles que passam mais tempo ao volante, como os motoristas de ônibus e transporte de cargas.

No Brasil, atualmente, 8.617.331 de motoristas possuem categorias C, D ou E. Os exames de avaliação relativos ao distúrbio do sono serão realizados juntamente como os demais exames de aptidão física e mental.

Dependendo do resultado dos testes e da avaliação médica, o candidato poderá ser aprovado temporariamente ou ser encaminhado para avaliação médica específica e realização de polissonografia, um exame que avalia o padrão do sono de casa indivíduo. O exame é feito com sensores colocados no corpo da pessoa, preso com fita adesiva. Enquanto dorme, são avaliados parâmetros batimentos cardíacos, movimento dos olhos, respiração, ronco durante a noite. Muitas pessoas descobrem, através desse exame, sintomas de deficiência do sono que desconheciam.

Nenhum comentário: