segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sem surpresa

Cuba conheceu neste domingo, 24, o nome de seu novo Comandante, Raúl Castro. O irmão mais novo de Fidel, que renunciou ao poder após 49 anos, foi indicado para assumir a Presidência de Cuba, tendo como vice José Ramón Machado, outro líder histórico.

Raúl afirmou, na Assembléia Nacional, que assume o cargo consciente de que Fidel é Fidel e insubstituível. E que só o Partido Comunista do País é digno de ser herdeiro do líder cubano.

A indicação foi aprovada pelos deputados que participam da sessão parlamentar, pouco antes da votação nas urnas, na qual a participação de alguns representantes da imprensa foi permitida.

As primeiras palavras do novo Presidente cubano foram de reconhecimento ao legado do irmão. Em seguida, Raúl pediu à Assembléia permissão para continuar consultando Fidel sobre as decisões de especial importância para o futuro da nação, sobretudo as vinculadas à defesa, à política externa e ao desenvolvimento socioeconômico.

Aos 76 anos, Raúl era interino na Presidência desde 31 de julho de 2006, quando seu irmão se afastou do poder, por causa de uma cirurgia intestinal. Fidel, desde então, só aparece em vídeos e fotos. Raúl era o ministro da Defesa mais duradouro do mundo e comandava as Forças Armadas cubanas desde a revolução liderada por seu irmão, vitoriosa no primeiro dia de 1959.

Fidel, de 81 anos, renunciou na terça-feira, 19, após 49 anos no poder, devido a uma doença que o obrigou a ceder provisoriamente o comando a seu irmão Raúl, há 19 meses.

Nenhum comentário: