sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Anticoagulante

O uso de heparina, anticoagulante usado em cirurgias e diálise, produzida pelo laboratório Baxter Healthcare, pode estar ligado a 21 mortes registradas nos Estados Unidos, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira, 29, pelo jornal New York Times.

A agência que controla a qualidade de remédios e alimentos consumidos pelos americanos (FDA, sigla em inglês) lembra, no entanto, que todas as vítimas, que fizeram uso da heparina, já estavam gravemente doentes.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os lotes envolvidos nos casos americanos não foram distribuídos ou comercializados no Brasil. A Agência disse ainda que está acompanhado o desdobramento das investigações realizadas pela FDA e, caso seja necessário, poderá tomar ações sanitárias com o objetivo de proteger a saúde da população.

A Baxter anunciou, por sua vez, que está fazendo um recall dos lotes restantes da injeção de heparina nos Estados Unidos, já que os órgãos reguladores americanos concluíram que há produção suficiente de outros fornecedores.

No fim do mês de janeiro, a empresa fez um recall de nove lotes de frascos de doses múltiplas do medicamento, após uma série de relatos de reações em pacientes.

De acordo com a Anvisa, foram recebidas 40 notificações suspeitas de reações adversas relacionadas ao uso de heparina no Brasil, no período de 2000 a 2008. Porém, nenhuma das notificações recebidas era referente à heparina produzida pela Baxter.

Nenhum comentário: