Terminou a quinta edição do Parlamento Jovem, que reuniu durante toda a semana passada, aqui na Câmara dos Deputados (CD), 75 alunos do terceiro ano do ensino médio, de todos os estados brasileiros.
Na sessão plenária que finalizou os trabalhos, foram escolhidos para compor a pauta seis dos oito projetos apresentados pelos jovens. Os projetos foram debatidos durante toda a semana, nas comissões temáticas.
Uma das propostas aprovadas foi o Projeto de Lei Complementar, de autoria da Deputada jovem Emily Fernanda de Oliveira Campos, de São Paulo, que altera a legislação atual para aumentar de três para quatro anos a inelegibilidade de detentores de cargos eletivos, envolvidos em crimes julgados pela Justiça. Emily Fernanda afirmou que o aumento em um ano do prazo da inelegibilidade vai impedir que o candidato concorra na eleição seguinte.
O Assessor do Parlamento Jovem, Miguel Gerônimo, fez um balanço da atuação dos jovens durante a semana. Os parlamentares jovens realmente levam a sério, eles fazem um trabalho muito interessante nas comissões e na sessão plenária final. Eles discutem as matérias, alguns são a favor, outros contra, ou seja, o debate tem uma riqueza muito grande porque as idéias são muito diferentes. São representantes do Brasil inteiro.
Os participantes deste ano foram selecionados a partir da inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.
Os jovens interessados em participar do Parlamento Jovem 2009, podem acessar a página da Câmara dos Deputados (CD) no endereço www.camara.gov.br e obter as informações necessárias para a apresentação do projeto e para a inscrição.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário