sábado, 14 de junho de 2008

Não pode bobear

Neste sábado, 14, é dia de tomar gotinha.

O Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano vacinará cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos. A meta corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária.

A vacina só é contra-indicada em caso de doença grave, e o pediatra deve ser consultado. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e a criança será vacinada mesmo que ela esteja atrasada.

A segunda etapa da campanha será realizada no dia 9 de agosto, e é imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases.

Com slogan Tem que vacinar, não pode bobear, a campanha tem investimento de R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina contra a poliomielite e outros R$ 5,8 milhões repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação.

Trabalham na campanha 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 70 mil postos de vacinação.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países, no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.

Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

Nenhum comentário: