Neste sábado, 14, é dia de tomar gotinha.
O Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano vacinará cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos. A meta corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária.
A vacina só é contra-indicada em caso de doença grave, e o pediatra deve ser consultado. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e a criança será vacinada mesmo que ela esteja atrasada.
A segunda etapa da campanha será realizada no dia 9 de agosto, e é imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases.
Com slogan Tem que vacinar, não pode bobear, a campanha tem investimento de R$ 11,7 milhões na compra de 28 milhões de doses da vacina contra a poliomielite e outros R$ 5,8 milhões repassados aos estados e municípios para operacionalizar a ação.
Trabalham na campanha 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 70 mil postos de vacinação.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.
Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países, no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.
Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.
sábado, 14 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário