segunda-feira, 9 de junho de 2008

Acupuntura

Sessões regulares de acupuntura durante o tratamento contra o câncer ajudam a aliviar sintomas como a dor, a fadiga e a boca seca, ou xerostomia, comuns em pacientes que se submetem a quimioterapia e radioterapia.

É o que afirma o oncologista David Pfister, um dos coordenadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, no congresso anual da Sociedade Americana de Oncologia Clinica, em Chicago. Estudos anteriores já apontavam que a técnica oriental ajudava a controlar reações adversas como náusea e vômitos.

O médico, que acompanhou um grupo de pacientes que havia feito cirurgia para a retirada de tumores, tendo se submetido a quimioterapia durante três meses, chegou à conclusão de que a aplicação das agulhas em pontos específicos do corpo, como os dedos indicadores, a testa e as pernas, é mais eficaz do que antiiflamatórios, analgésicos e fisioterapia na hora de aliviar a dor dos pacientes.

O grupo submetido a sessões de acupuntura, teve uma melhora nos sintomas de dor e boca seca 39% maior do que o grupo que fez o tratamento convencional com medicamentos e sessões de fisioterapia.

Nenhum comentário: