domingo, 21 de setembro de 2008

Luta

Vinte e um de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Na última sexta-feira, 19, a Câmara dos Deputados (CD) recebeu alunos com deficiência visual, da rede pública de ensino do Distrito Federal. A visita monitorada faz parte das ações do Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados (CD) e do Senado Federal (SF).

Os alunos do ensino fundamental, entre 7 e 12 anos, seguiram um roteiro, passando pela Chapelaria, Salão Verde, Plenário da Câmara e Gabinete da Presidência da Câmara, onde tiveram acesso a presentes protocolares, terminando na maquete tátil do Congresso Nacional (CN), inaugurada em abril último.

A visita tem como objetivo mostrar às crianças o que a Câmara vem fazendo e ainda pretende fazer pela inclusão das pessoas com deficiência, além de colher opiniões e sugestões para aperfeiçoar o Programa.

O Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados tem como finalidade planejar, implementar e promover ações integradas para proporcionar às pessoas com deficiência (servidores, parlamentares, visitantes, telespectadores e internautas) uma maior acessibilidade aos ambientes real e virtual da Casa, e aos produtos e serviços por ela oferecidos.

Com isso, espera-se contribuir para eliminar preconceitos, combater as desigualdades sociais, disseminar o respeito às diferenças e tornar a Câmara um exemplo de responsabilidade social na Administração Pública.

O Programa tem implementado diversas adaptações na Câmara para atender as necessidades das pessoas com deficiência, eliminando barreiras arquitetônicas e de comunicação, além de capacitar funcionários que atuam no atendimento a esse público.

Dentre as ações já realizadas, destacam-se a adaptação e sinalização de sanitários e plenários; rebaixamento de meios-fios; aquisição e instalação de equipamentos (plataforma elevatória, terminais de auto-atendimento bancário, impressora braile, cadeiras de rodas e triciclos motorizados para visitantes); reserva de vagas nos estacionamentos; palestras e cursos de capacitação e sensibilização; adaptação das páginas do Portal da Câmara na Internet; disponibilização da Constituição Federal e outras leis em áudio (Estatuto do Idoso e Leis de Acessibilidade); contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para eventos; aquisição e instalação da maquete tátil do Congresso Nacional para a visitação institucional, no Salão Verde.

Nenhum comentário: