sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Amendoim

Três lotes de amendoim das marcas mineiras Campo Bom, Pachá e Primavera foram interditados cautelarmente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em todo Território Nacional.

A medida da Agência está baseada em laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que detectaram teores de aflatoxinas superiores aos permitidos pela legislação sanitária no produto.

Segundo a Anvisa, os lotes ficarão interditados por até 90 dias, tempo no qual as empresas poderão solicitar o pedido de contraprova das análises da Funed.

Esses lotes de amendoim já estavam interditados cautelarmente, por meio das Notificações da Gerência Colegiada da Superintendência de Vigilância Sanitária, no Estado de Minas Gerais.

Em razão do risco sanitário do produto, a Anvisa estendeu a ação da Vigilância Sanitária de Minas Gerais para todo País, com a publicação da Resolução RE 3.480 / 2008.

As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por determinadas espécies do fungo Aspergillus, que pode ser encontrado nas culturas de amendoim, milho, sorgo, cevada, arroz, castanha e cereais em geral.

A ingestão de aflatoxinas pode causar problemas como cirrose hepática, necrose aguda, entre outros.

Nenhum comentário: