terça-feira, 23 de setembro de 2008

Ação Global

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso de abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira, 23, criticou a euforia dos especuladores e a falta de regras que favoreceram a ação dos oportunistas que levaram à crise financeira mundial. O Presidente brasileiro falou que é preciso de uma ação de caráter global para resolver a questão.

Lula criticou a ausência de regras que favoreceram os aventureiros, e pediu uma ação coordenada global, com maior ênfase nos países que são foco da crise financeira.

O Presidente também criticou as barreiras econômicas, criadas pelos países em desenvolvimento, chamando os países de praticarem nacionalismo populista.

O Presidente falou, no entanto, que os países do Sul, fazendo referência às nações em desenvolvimento, estão se reunindo para combater estas barreiras.

Lula voltou a defender os biocombustíveis, reforçando que a produção do etanol não é culpada pela recente alta nos preços dos alimentos. Segundo o Presidente, o grande culpado é a alta especulativa dos preços do petróleo, que provacam reajustes nos fertilizantes.

Lula defendeu, mais uma vez, reformas no Conselho de Segurança da ONU, criticando duramente essa falta de mudança, congelada há seis décadas.

Nenhum comentário: