quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Exportação

O aumento das exportações brasileiras vem sendo causado muito mais pelos preços que pelas quantidades negociadas, disse Marcelo Nonnenberg, Coordenador da Carta de Conjuntura, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com isso, a queda nos preços das commodities no mercado internacional pode afetar o desempenho das exportações brasileiras, explicou ele.

O que vem garantindo dinamismo à exportação, nos últimos dois anos, é o aumento dos preços internacionais, sobretudo os das commodities. E tudo indica que essa trajetória de queda deve continuar, além da desaceleração da economia mundial. A exportação, em alguns meses, será afetada, disse o estudioso.

Para Nonnenberg, essa redução de preços das commodities é um fato recente e, portanto, os efeitos negativos devem se dar em 2009, pois há uma defasagem de seis meses, devido a contratos já estabelecidos, por exemplo. O impacto maior se dará em 2009, diz Nonnenberg, ponderando que a cotação do dólar de R$ 1,50 para R$ 1,90 favorece as exportações.

Nenhum comentário: