quarta-feira, 25 de março de 2009

Repasses

Lula e os prefeitos. O discurso foi duro. Como será a ação?

"Os prefeitos estão comendo o pão que o diabo amassou". A frase foi dita durante reunião em que um grupo deles pediu a Lula o aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o dinheiro do governo federal que vai para os Estados. Que ninguém pense que a declaração saiu de algum prefeito desesperado. Ela veio do próprio Lula. Veja o que ele disse:

"Eu sei que vocês todos estão comendo o pão que o diabo amassou com a queda do FPM, sei o que vocês estão passando. A nós do governo federal não adianta o município estar mal. O município é o primeiro pronto-socorro para atender a população. Quero dizer a vocês que vamos discutir com muito carinho porque acho que temos que encontrar uma solução".

É Lula em seu melhor estilo. Antes que os prefeitos se queixassem, ele assumiu a reclamação. Desarmou o problema, ao menos naquele momento. A grande questão é saber como ele fará para atender essa e tantas outras reivindicações. O dinheiro para os municípios diminuiu porque a arrecadação da União caiu. Com um caixa apertado, há um limite para as propostas que podem ser atendidas.

www.dzai.com.br/krieger/blog/krieger

Nenhum comentário: